Judiciário sergipano realiza curso de conservação de documentos históricos

Você está visualizando atualmente Judiciário sergipano realiza curso de conservação de documentos históricos
Curso Métodos e Técnicas de Higienização e Conservação de Documentos do TJSE. Foto: Raphael Faria/TJSE
Compartilhe

O Arquivo Judiciário do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) realizou, nesta quinta-feira (10/3), mais uma edição do Curso Métodos e Técnicas de Higienização e Conservação de Documentos, ministrado pela servidora Vera Lúcia Souza de Carvalho. O curso oferece conteúdo teórico e prático, tratando da conservação preventiva, técnicas preliminares para higienização e conservação documental, entre outros tópicos.

“O objetivo é prestar conhecimento sobre como manusear um documento antigo. O Arquivo conta com freezer para matar os fungos, onde o documento passa 30 dias; depois ele vai para mesa de higienização e, por último, procedimento de restauração”, explicou Vera Lúcia. O curso é ofertado duas vezes por ano para estudantes e profissionais que lidam com documentos antigos.

O presidente da Confraria Sancristovense de História e Memória, Adailton Andrade, foi um dos alunos dessa edição. “Como sou historiador de formação, acompanho os trabalhos do Arquivo Judiciário e já fiz outros treinamentos aqui. Agora, estamos vindo com o propósito de conseguirmos restaurar documentos das ordens religiosas de São Cristóvão, os quais a Confraria tem a guarda.”

Conforme o historiador, tais livros são datados dos séculos XVIII e XIX. “São documentos que estão precisando de cuidados para que sejam disponibilizados para pesquisadores, um acervo que praticamente nunca foi trabalhado.”

A chefe da Divisão de Memória Judiciária do Arquivo do TJSE, Maíra Paim, afirmou que o curso propicia a restauração de documentos importantes. “Os alunos de hoje do curso vão passar o conhecimento para o pessoal de São Cristóvão.”

Fonte: TJSE

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade