Justiça Paulista promove simpósio ‘Tecnologia e Juizados Especiais’

Você está visualizando atualmente Justiça Paulista promove simpósio ‘Tecnologia e Juizados Especiais’
Mosaico dos participantes do Simpósio. Foto: Divulgação TJSP
Compartilhe

A Escola Paulista da Magistratura (EPM) realizou entre os dias 29 e 30 de setembro o simpósio Tecnologia e Juizados Especiais, contando com mais de 200 magistrados e servidores matriculados. Realizada pelo diretor da EPM, a abertura feita pelo desembargador José Maria Câmara Júnior, teve a importância do tema ressaltada, oportunidade em que agradeceu a participação de todos, em especial dos palestrantes, e o trabalho dos coordenadores do evento e da área de Juizados Especiais.

Exposições com um panorama sobre as iniciativas de Tecnologia da Informação do TJSP foram feitas pela juíza Ana Rita Nery. Ela explicou sobre o Justiça 4.0, programa do CNJ com as diretrizes para impulsionar a transformação digital do Poder Judiciário e os desdobramentos no TJSP para garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis. “O Justiça 4.0 visa tornar o Judiciário mais próximo do cidadão. Ele traz parâmetros mínimos para a adoção de tecnologias para garantir a distribuição dos serviços da Justiça de forma mais célere e eficiente, com isonomia, e a todas as localidades e, para isso, ele pressupõe uniformização da linguagem”, ressaltou. Ela fez um estudo de caso explicando as etapas de desenvolvimento das propostas apresentadas por juízes e servidores para a melhoria do sistema e falou sobre processos de robotização e inteligência artificial no TJSP.

Na sequência, o juiz Johnny Clemes discorreu sobre inovação e tecnologia nos Juizados Especiais e enfatizou que é preciso saber ao certo sobre os problemas que se quer resolver e ter planejamento e alinhamento estratégicos dos projetos para conseguir atingir os objetivos. Ele explanou sobre cultura, métodos de inovação, tecnologia e sua aplicação, o que já está à disposição, quais são as necessidades e o que se tem desenvolvido. “Como estamos em época de metodologias ágeis e laboratórios de inovação, é um grande alento que as nossas instituições nos ajudem nessa passada entre o que expomos e o que podemos vivenciar”, salientou e apresentou casos práticos.

Na sexta-feira (30), a juíza Claudia Reberte Campaña e o servidor Bruno Moretti Filho explanaram sobre as boas práticas, com ênfase na melhor utilização do SAJ e de outros sistemas nos Juizados Especiais. Eles explicaram como otimizar o trabalho, fazendo mais em menos tempo, com o conhecimento e o uso adequado das ferramentas que o SAJ oferece. Na sequência, os alunos foram divididos em três salas virtuais para debates e sugestões, com a mediação dos coordenadores do evento.

Fonte: TJSP