Justiça no Pará agendou 12 mil audiências

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) tem 12.586 audiências pré- agendadas para a Semana Nacional de Conciliação a ser realizada no período compreendido entre 29 de novembro a 3 de dezembro de 2010. Contando com um quantitativo de 1580 participantes entre magistrados, servidores e voluntários, o Movimento pela Conciliação objetiva realizar o máximo de conciliações possíveis, promovendo acordos entre as partes litigantes.

Os trabalhos durante a Semana serão desenvolvidos nos próprios gabinetes dos magistrados, no horário de 14h às 17h, após o expediente forense normal. Os Juizados Especiais que funcionam em horário vespertino atenderão também no horário matutino, agilizando a realização de audiências.

Dentre as unidades que já anunciaram a participação na Semana, destaca-se o Juizado Especial Cível da Comarca de Ananindeua, com 350 audiências; Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Breves, com 308 audiências; 1ª Vara de Xinguara com 300 audiências; Vara Única de Mocajuba, com 300 audiências; Vara Única da Comarca de Capitão Poço, com 270 audiências; 1ª Vara de Capanema com 250 audiências; e a 7ª Vara Cível de Belém, também com 200 audiências marcadas.

O Movimento Pela Conciliação visa tornar mais rápida e efetiva a prestação jurisdicional, além de promover a cultura da paz e do entendimento, conforme seus idealizadores. A primeira versão aconteceu em agosto de 2006, e pelo elevado número de questões pacificadas durante, em todos os tribunais do País, passou a fazer parte das agendas, nos anos subseqüentes.

 

Fonte: TJPA