Justiça Militar em São Paulo divulga programação em Setembro Amarelo

Você está visualizando atualmente Justiça Militar em São Paulo divulga programação em Setembro Amarelo
Arte: TJMSP
Compartilhe

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) irá realizar entre os dias 26 e 30 uma série de ações voltadas à conscientização sobre a campanha “Setembro Amarelo”, que tem o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio.

Durante toda a semana, a fachada do TJMSP estará iluminada de amarelo, em alusão à campanha. O tribunal também irá divulgar para o público interno cartilhas, vídeos e outros materiais com informações relevantes sobre doenças mentais e suicídio, além de orientações sobre fatores de risco e sinais de alerta.

Na sexta-feira, 30/9, a partir das 14h, o tribunal promove duas palestras sobre o tema. A primeira será com representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV), abordandoo trabalho da instituição e orientações sobre o tema, além de mostrar como as pessoas podem atuar voluntariamente no Apoio Emocional do CVV. Fundado em São Paulo em 1962, o CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de utilidade pública federal desde 1973, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Em seguida, às 14h30, o hipnoterapeuta, músico e produtor cultural Carlos Salles apresenta a palestra “Suicídio: uma sentença silenciosa”.

Sobre o Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é inspirado na história do adolescente americano Mike Emme, que cometeu suicídio aos 17 anos. Como ele tinha um carro amarelo e, na data do seu velório, os pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e frases de motivação, o amarelo acabou se tornando a cor que simboliza a prevenção ao suicídio.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio no intuito de chamar a atenção dos governos e da sociedade civil para a questão, já que o tema ainda é tabu na sociedade, o que desestimula pedidos de ajuda de potenciais vítimas.

No Brasil, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza o Setembro Amarelo desde 2014. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”.

Segundo dados da OMS, estima-se que mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

A prevenção ao suicídio exige um esforço conjunto de todos: família, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, profissionais de saúde e governantes, exigindo estratégias integrativas que englobem o trabalho ao nível individual, de sistemas e da comunidade.

Para saber mais, acesse a página oficial da campanha.

Fonte: TJMSP

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade