Justiça Federal promove conciliações em Santa Maria (RS)

Compartilhe

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) em Santa Maria (RS) realizou mutirão de conciliações até esta sexta-feira (05/08) com o objetivo de solucionar impasses relativos ao Sistema Financeiro de Habitação, envolvendo a Caixa Econômica Federal. Até o final do dia, devem ser realizadas 76 audiências. Entre os próximos dias 15 e 17 de agosto, estão previstas outras 73 audiências para tratar de Financiamento Estudantil (FIES) e financiamentos diversos para pessoas físicas e jurídicas.

Diferentemente das audiências tradicionais, uma audiência de conciliação costuma ser bastante participativa e informal. Seu objetivo final é o entendimento entre as partes, por isso, são elas que conduzem o debate. O juiz atua apenas como mediador, garantindo a legalidade da solução encontrada.

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) em Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul e Rio Grande. Somente este ano, foram realizadas mais de 600 audiências e negociados mais de R$ 39 milhões em audiências de conciliação em todo o estado.

Fonte: TJRS