Justiça Federal na PB descarta mais de 11 mil processos com prazos cumpridos

Você está visualizando atualmente Justiça Federal na PB descarta mais de 11 mil processos com prazos cumpridos
Foto: JFPB/TRF5
Compartilhe

A Justiça Federal na Paraíba, unidade do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), realizou o descarte de 11.159 processos que estavam com prazos de temporalidade cumpridos, conforme o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa preza pela gestão de documentos de modo a assegurar direitos, a preservar as informações úteis às partes e ao Judiciário, com a eliminação dos demais documentos que não mais são necessários e a preservação do patrimônio histórico cultural, de forma racional, acessível e segura.

Os processos são relacionados a consignação em pagamento, ação cautelar, mandado de segurança, procedimento comum do Juizado Especial Federal, ação ordinária, entre outras, que tramitaram nas 1ª, 2ª, 3ª, 5ª e 7ª Varas Federais, além da Turma Recursal. Para o descarte, foram analisados e extraídos os documentos classificados como de guarda permanente, segundo a Resolução 318/2014 do CJF e Tabela de Temporalidade PCTT do CNJ, tais como sentenças, acórdãos, certidão de trânsito em julgado, etc., os quais foram higienizados, acondicionados em arquivo físico, dentro de envelopes de papel, e devidamente movimentados no Sistema Tebas, para indicação da localização.

O procedimento de descarte observou os critérios de responsabilidade social e preservação ambiental, por meio de reciclagem do material. O serviço proporcionará, ainda, um ganho de espaço físico no arquivo da Justiça Federal na Paraíba. O material foi doado para a Associação dos Catadores de Recicláveis de João Pessoa (Ascare).

Fonte: JFPB/TRF5