A Semana Nacional de Conciliação 2011 teve início nesta segunda-feira (28/11), em todo o país, tendo sido aberta no Paraná na sede Ahú da Justiça Federal, às 10h, contando com a presença de inúmeras autoridades do Poder Judiciário e órgãos federais.
A cerimônia foi presidida pela vice-diretora do Foro da Seção Judiciária do Paraná (SJPR), juíza federal Vera Lúcia Feil Ponciano, que ressaltou serem as pessoas o elemento mais importante desta semana, demonstrando o apoio da Justiça Federal ao evento: “Nós, magistrados e servidores da Justiça Federal, damos total apoio ao projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que possamos ver o jurisdicionado satisfeito”.
Representando o CNJ, o conselheiro Gilberto Valente Martins discursou no sentido de que a Semana de Conciliação é uma forma de o Poder Judiciário “auxiliar na busca por soluções menos traumáticas ao jurisdicionado e desafogar o judiciário”, quando também destacou a importância do evento na celeridade no trabalho.
A conscientização dos juízes de forma a criar uma cultura de conciliação no Poder Judiciário foi um dos tópicos abordados, em especial, pela coordenadora do Sistema de Conciliação (Sistcon) da Justiça Federal do Paraná, juíza federal Gisele Lemke. Segundo ela, apesar de ainda haver resistência, o trabalho de conciliação tem avançado na Justiça Federal.
Ao final da cerimônia, o conselheiro Gilberto Martins declarou oficialmente aberta a 6ª Semana de Nacional da Conciliação no Estado do Paraná, lembrando que os demais estados também deram início à Semana nesta manhã.
Também compuseram a tribuna de honra o 2ª vice-presidente do TJPR, desembargador Ivan Bortoleto; a presidente eleita do TRT9, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão e o procurador-chefe do ministério público Federal no Estado do Paraná, Orlando Martello. Além das autoridades destacadas, estiveram presentes a Procuradora-Chefe da União no Paraná, Lucélia Biaobock; a procuradora federal Helena Deatriz do Amaral Dergint;a Procuradora-Chefe da Fazenda Nacional no Paraná, Márcia Aparecida Cotta; magistrados, servidores e advogados.
Audiências de conciliação – As audiências de conciliação da Justiça Federal do Paraná começaram na sede Ahú, em Curitiba, a partir das 13h30. Serão apreciados cerca de 220 processos ao longo da semana.
Fonte: JFPR