Justiça eleitoral paulista exibe documentário sobre artista plástico Biaggio Mazzeo

Você está visualizando atualmente Justiça eleitoral paulista exibe documentário sobre artista plástico Biaggio Mazzeo
Arte: TRE-SP
Compartilhe

Na semana em que se celebra o Dia da Memória do Poder Judiciário, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), por meio do Centro de Memória Eleitoral (Cemel), exibe o documentário em curta-metragem “Biaggio Mazzeo em Retrato”. O filme estará disponível a partir das 17h desta segunda-feira (10/5) no site oficial do TRE-SP.

O documentário apresenta aspectos da vida e da obra do artista plástico paulistano Biaggio Mazzeo, responsável pelos retratos a óleo de 39 presidentes do TRE-SP, os quais ficam expostos na dependência do Tribunal.

Dia da Memória

O Dia da Memória do Poder Judiciário foi instituído no ano passado pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ), a partir da Resolução 316/2020, ressaltando a importância da memória como parte do patrimônio cultural brasileiro, conforme o art. 216 da Constituição Federal, e componente indispensável ao aperfeiçoamento das instituições.

A data escolhida considera a relevância para a história do Poder Judiciário nacional da criação da Casa de Suplicação do Brasil, como tribunal de última instância, após a transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 10 de maio de 1808. A celebração tem o objetivo de fomentar atividades de preservação da história dos vários Tribunais do país, ensejando maior consciência de conservação e tratamento dos arquivos judiciais, museus, memoriais e bibliotecas.

Fonte: TRE-SP