Tribunais do Pará se unem para divulgar a memória do Judiciário

Você está visualizando atualmente Tribunais do Pará se unem para divulgar a memória do Judiciário
Foto: TJPA
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) realiza a 19ª Semana Nacional de Museus e o Dia da Memória do Poder Judiciário – Repensando as Políticas e Espaços de Memória no Judiciário Paraense. Para tal, será realizado webinário sobre o tema, dividido em três dias, em parceria com a Escola Judicial do Poder Judiciário do Pará (EJPA), Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8). O webinário ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de maio, sempre das 9h às 11h.

No total, são 300 vagas destinadas às equipes do Judiciário e do Sistema de Justiça e público em geral. No primeiro dia, às 9h, ocorrerá a abertura do evento com o webinário “Repensando as Políticas e Espaços de Memória no Judiciário Paraense”, que contará com a presença da presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, e a presidente da Comissão de Gestão Documental e Comissão de Gestão de Memória do TJPA, desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias.

Após, às 9h30, haverá a palestra “A importância das Resoluções do Proname/CNJ e do Manual de Gestão da Memória do Poder Judiciário”, ministrado pelo doutor em História do Direito pela Universidade de São Paulo (USP), juiz e formador e coordenador do Núcleo de Estudos em História e Memória da Escola Paulista da Magistratura (EPM) do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Carlos Alexandre Böttcher.

Ao final desse dia, haverá debate com a presença das seguintes mediadoras: presidente do TRE-PA, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento; desembargadora do TRT8, Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, e a presidente da Comissão de Gestão Documental e Comissão de Gestão de Memória do TJPA, desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias.

O segundo dia será voltado para relembrar os julgamentos considerados memoráveis no estado. Os juízes do TJPA Lauro Alexandrino Santos e Lucas do Carmo de Jesus falarão sobre o caso da Irmã Doroty Stang. Em seguida, a desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, abordará o primeiro processo trabalhista do TRT8. Após, a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do Pará, Elaine de Jesus Santana da Silva Machado, falará sobre “Inelegibilidade Reflexa por Relação Estável Homoafetiva – O Caso da Prefeita Reeleita do Município de Viseu”.

No último dia de evento, haverá a roda de conversa “Memória Institucional” com a apresentação do Museu Judiciário do TJPA realizado pela servidora do Judiciário paraense Leiliane Rabelo. Em seguida, será a vez da desembargadora Sulamir de Almeida apresentar o Memorial da Justiça do Trabalho. Por fim, a servidora do TRE-PA, Carla Ferreira, apresentará o Centro Cultural da Justiça Eleitoral.

Durante a programação da semana, haverá também o lançamento do e-book “Atos e Autos: Gestão Documental, história(s) e memória (s) do Judiciário na Comarca de Bragança-Pa (1939 – 2019)” e apresentação de edições de revistas antigas do TJPA.

Fonte: TJPA