Justiça Eleitoral do Ceará apresenta segundo vídeo do Projeto Arquivo Vivo

Você está visualizando atualmente Justiça Eleitoral do Ceará apresenta segundo vídeo do Projeto Arquivo Vivo
A eleitora Maria Guiomar Tavares Ferreira, de 106 anos, relembra a época em que voto feminino foi permitido. Foto: TRE-CE
Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) divulgou o segundo vídeo do Projeto Arquivo Vivo, que consiste no resgate e difusão do acervo histórico e arquivístico a partir do material restaurado e de entrevistas com personalidades que se inserem no contexto da Justiça Eleitoral do Ceará, que vão desde o eleitorado, passando pelas pessoas que atuaram nas eleições e candidatas até as equipes do Judiciário e da promotoria.

Neste vídeo, a analista judiciária aposentada do TRE-CE Ana Maria de Alencar Portela, de 83 anos, que apresenta um título de eleitor do tempo em que não existia Justiça Eleitoral, além de um livro de inscrição de eleitores datado de 1920 que traz apenas nomes de homens. Participa também Maria Guiomar Tavares Ferreira, eleitora de 106 anos, que relembra a época em que voto feminino foi permitido e da dificuldade enfrentada para comparecer às urnas.

Resgate histórico

O projeto Arquivo Vivo surgiu a partir de vasto material selecionado pela Seção de Protocolo, Expedição e Arquivo do TRE-CE, após a atuação de profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA) que realizaram a higienização e restauração de documentos, assegurando sua preservação. O primeiro vídeo do projeto surgiu na conclusão desse trabalho.

Nele, entrevistados e entrevistadas resgatam memórias vividas em conjunto com a Justiça Eleitoral do Ceará e fazem um paralelo com a modernidade alcançada nos dias atuais, principalmente no tocante aos documentos envolvidos por ocasião das atividades de alistamento, apuração das eleições e tramitação de processos.

Gestão Documental

O Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral do Ceará, disposto na Resolução TRE-CE n. 807/2021, tem entre seus objetivos garantir a preservação e o acesso aos documentos arquivísticos e processos administrativos e judiciais, assegurando a recuperação das informações de forma ágil e eficaz. O Programa é gerido pela Coordenadoria de Apoio Administrativo, unidade encarregada do planejamento e da implantação de suas ações, bem como da disseminação das técnicas e da cultura arquivística no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral e dos Cartórios Eleitorais do Ceará.

Fonte: TRE-CE

Assista ao segundo vídeo do Projeto Arquivo Vivo no YouTube

Reveja o primeiro vídeo do Projeto Arquivo Vivo no YouTube

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade