Justiça eleitoral fluminense inicia atendimento itinerante em centro de compras

Você está visualizando atualmente Justiça eleitoral fluminense inicia atendimento itinerante em centro de compras
Foto: Ascom TRE-RJ
Compartilhe

A campanha #VemPraBiometria chegou ao Shopping Boulevard, na Zona Norte da Capital, nessa terça-feira (19/3), primeiro dia de atendimento, os seis guichês receberam 114 pessoas. Voltada para a biometrização de eleitoras e eleitores, a ação vai até a próxima quinta-feira (21/3), sempre das 11h às 16h, no segundo piso do shopping.

Os eleitores se mostraram satisfeitas com o atendimento. A aposentada Silvana Penedo, de 65 anos, aproveitou a proximidade com a sua residência. “Na última eleição não consegui agendar o atendimento. Moro aqui perto e aproveitei para fazer logo a biometria. Adorei, pois resolvi e ainda não peguei fila!”, disse.

A agente comunitária de saúde Elizângela Quintes Bonifácio, de 48 anos, também destacou a agilidade “Fiquei sabendo da ação e vim fazer logo a biometria. Atendimento super rápido!”. E o jovem Paulo Cezar de Andrade Junior, de 19 anos, foi outro eleitor que aproveitou para sanar essa pendência. “Eu vi a campanha e aproveitei para fazer aqui no shopping para resolver logo essa questão”, afirmou o estudante.

Esta é a oitava ação da campanha #VemPraBiometria em locais públicos de grande circulação, que têm como objetivo facilitar a oferta do serviço de cadastramento biométrico, aproximando o TRE-RJ do eleitor. Para ter os dados biométricos coletados, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.

Até o dia oito de maio, data do fechamento do Cadastro Eleitoral, eleitoras(es) também podem fazer a biometria em qualquer uma das 165 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) em todo o estado, que funcionam nos dias úteis, das 11h às 17h. Para saber se tem ou não a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, o eleitor ou a eleitora deve fazer a consulta no site do TRE-RJ.

Com a biometria, na hora da votação, a eleitora ou o eleitor será identificado pela urna eletrônica por meio do reconhecimento de sua impressão digital. O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar.

Campanha #VemPraBiometria

Desde o lançamento da campanha em 22 de janeiro, o TRE-RJ já realizou ações de cadastramento eleitoral itinerante na estação Carioca do MetrôRio, no Bangu Shopping, e na estação de trens da Central do Brasil, na Capital. A iniciativa também esteve no shopping Pátio Alcântara, em São Gonçalo, no Fórum de Justiça, em Belford Roxo, e no ParkShoppingCampoGrande, na Zona Oeste.

Fonte: TRE-RJ

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária