Justiça Eleitoral do DF adere ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples

Você está visualizando atualmente Justiça Eleitoral do DF adere ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples
Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) assinou Acordo de Cooperação Técnica com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a adoção do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples. O ato visa estabelecer e promover uma cultura de comunicação acessível, fundamentada no uso da linguagem simples, direta e compreensível a todas as pessoas na produção das decisões judiciais e na comunicação geral com a sociedade.

Os órgãos que assinam o pacto promovem esforços no sentido de eliminar termos excessivamente formais e dispensáveis à compreensão do conteúdo a ser transmitido. Além disso, se comprometem a adotar linguagem direta e concisa nos documentos, comunicados públicos, despachos, decisões, sentenças, votos e acórdãos e a explicar, sempre que possível, o impacto da decisão ou do julgamento na vida de cada pessoa e da sociedade brasileira.

Ademais, os entes se propõem a utilizar versão resumida dos votos nas sessões de julgamento, sem prejuízo da juntada de versão completa nos processos judiciais, bem como a fomentar pronunciamentos objetivos e breves nos eventos organizados pelo Poder Judiciário e a reformular protocolos de eventos, dispensando, sempre que possível, formalidades excessivas.

A medida também promove a acessibilidade no Poder Judiciário, uma vez que os órgãos devem utilizar linguagem acessível à pessoa com deficiência (Libras, audiodescrição e outras) e respeitosa à dignidade de toda a sociedade.

Fonte: TRE-DF