Justiça Eleitoral de Pernambuco tem dia dedicado à acessibilidade

Você está visualizando atualmente Justiça Eleitoral de Pernambuco tem dia dedicado à acessibilidade
Foto: TRE-PE
Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) dedicou a terça-feira (26/7) para apresentar todos os recursos de acessibilidade da urna eletrônica para pessoas com deficiências visuais e auditivas. Em evento realizado no plenário do tribunal, eleitores e eleitoras cegas e surdas puderam utilizar os recursos previstos nas urnas, como intérprete de Libras e audiodescrição com orientação sobre o passo a passo da votação, além do teclado em braile presente nas votações anteriores. Os recursos de acessibilidade estarão presentes em todos os modelos de urna eletrônica para as Eleições 2022.

A estudante com deficiência auditiva Yasmin Silva comentou, com a ajuda da intérprete de Libras Juliana Melo, que foi uma experiência muito boa. “Eu pude perceber que a gente tem acessibilidade agora para os surdos.” E completa que “eu me sinto muito feliz por isso, porque a gente tem um intérprete e isso é muito importante para acessibilidade de todas as pessoas surdas, me senti realmente com acessibilidade”. Yasmim votará pela primeira vez neste ano.

Na visão do presidente da Associação Pernambucana de Cegos (APEC), José Diniz, “a urna deixou bem mais fácil pra gente votar, pra gente exercer nossa democracia”. “Além da urna falar o candidato, fala seu vice, seu suplente, tudo!”

O presidente do TRE-PE, André Guimarães, reiterou o compromisso em garantir o direito ao voto a todo o eleitorado. “A Justiça Eleitoral tem por obrigação e dever garantir que todos os brasileiros exerçam seu direito ao voto, esse fundamental instrumento da democracia.”

A desembargadora eleitoral substituta e presidente da Comissão de Multidisciplinar Acessibilidade e Inclusão (CMA) do TRE-PE, Virgínia Gondim Dantas, lembrou que a divulgação dos recursos de acessibilidade em eventos como este são essenciais para que as pessoas tenham conhecimento e possam exigir seus direitos no ato do voto.

Além de apresentar os recurso presentes na urna, o coordenador da CMA, Acácio Leite, ressaltou que todas as pessoas que possuem alguma deficiência podem votar com a ajuda de um acompanhante de sua confiança dentro da cabina, inclusive sendo ajudada no momento da digitação dos números dos candidatos e candidatas, se necessário.

Acessibilidade

Eleitores e eleitoras com alguma deficiência podem solicitar a mudança temporária do seu local de votação para uma seção com maior acessibilidade. Para isso, é necessário que compareçam ao cartório eleitoral até o dia 18 de agosto e faça a solicitação.

Fonte: TRE-PE

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais