Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro lança Programa de História Oral

Você está visualizando atualmente Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro lança Programa de História Oral
Foto: Banco de imagens/TRT1
Compartilhe

Na mesma data em que se comemorou o Dia da Memória do Poder Judiciário, na última terça-feira (10/5), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1) lançou a página do Programa de História Oral. A proposta é reunir uma série de entrevistas gravadas com membros do Tribunal e pessoas diretamente ligadas a ele, criando um acervo de depoimentos que constituem uma fonte importante de pesquisa para a sociedade.

Estão sendo disponibilizadas gravações de entrevistas realizadas com os desembargadores Christóvão Piragibe Tostes Malta, Guilbert Vieira Peixoto, Anna Britto da Rocha Acker e com o advogado Benedito Calheiros Bomfim. Também será possível ler a transcrição de cada entrevista por meio de link ou QR Code disponibilizado em cada vídeo. Os roteiros têm como ponto de partida três eixos temáticos: fase inicial da história do TRT1; repercussões do período pós-1964; e rumos da Justiça do Trabalho na atualidade.

A história oral é uma metodologia que consiste na realização de entrevistas gravadas com pessoas que podem testemunhar sobre acontecimentos, conjunturas, instituições e modos de vida. Ela possibilita o resgate histórico por  meio de depoimentos que revelam características de uma geração, de uma comunidade, de uma experiência vivida, expressando o sentido atribuído ao passado pelos próprios sujeitos que o protagonizaram.

Fonte: TRT1

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade