Justiça do Trabalho de Goiás completa 30 anos de história na próxima segunda (30/11)

Você está visualizando atualmente Justiça do Trabalho de Goiás completa 30 anos de história na próxima segunda (30/11)
Foto: TRT18
Compartilhe

Ao completar três décadas de existência no próximo dia 30 de novembro, o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT18), com jurisdição em Goiás, tem história para contar. Para relembrar esses momentos, o Tribunal publica nesta semana matérias especiais sobre os 30 anos do TRT18.

Tudo começa bem antes de ser criada a 18ª Região Trabalhista, em 30 de novembro de 1990. Começa em 22 de maio de 1939, com a instalação da primeira Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) do estado por Artur Deodato Bandeira, inspetor regional do Trabalho. Na época, as JCJs eram vinculadas ao Poder Executivo.

Entretanto, com a instalação oficial da Justiça do Trabalho em todo o território nacional, em 1º de maio de 1941, foram extintas as antigas JCJs. Em Goiás, foi instalada a Junta de Conciliação e Julgamento de Goiânia nesse mesmo ano. E, a partir da Constituição de 1946, esta especializada passou a integrar definitivamente o Poder Judiciário.

A primeira Junta de Conciliação e Julgamento de Goiânia era subordinada ao Conselho Regional do Trabalho da 3ª Região (hoje TRT3, em Minas Gerais). Em 1981, o Judiciário Trabalhista goiano passou a pertencer à 10ª Região (DF). E, finalmente, em 30 de novembro de 1990 é instalado o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, tendo como presidente-instalador o juiz Octávio José de Magalhães Drummond Maldonado.

Nessa época, Goiás contava com apenas nove Juntas de Conciliação e Julgamento: cinco em Goiânia e quatro no interior, nas cidades de Rio Verde, Catalão, Anápolis e Itumbiara. O processo expansionista da 18ª Região teve início logo na primeira administração do presidente Luiz Francisco Guedes de Amorim (biênio 1991-1993). Na ocasião, foram instaladas mais seis Juntas de Conciliação e Julgamento e aprovada a criação de outras 16 unidades.

Nas administrações seguintes, o Tribunal cresceu à medida que a demanda pelos serviços aumentou. Atualmente, o TRT18 está presente em 31 localidades de Goiás, com o funcionamento de 51 unidades judiciárias, sendo 48 Varas do Trabalho e três postos avançados. A estrutura física também foi adquirida aos poucos e hoje todas as 51 unidades têm sede própria.

Em Goiânia, as 18 Varas do Trabalho estão instaladas no Fórum Trabalhista Otávio Maldonado, inaugurado em abril de 2012. E o TRT está prestes a inaugurar os dois últimos blocos que compõem o Complexo Trabalhista da capital, concretizando o sonho de dotar a Justiça do Trabalho goiana de uma estrutura física adequada às necessidades de atendimento ao público. Os novos edifícios que compõem o Complexo Trabalhista têm uma linguagem arquitetônica contemporânea e visam sobretudo a simplicidade condizente com a instituição.

Fonte: TRT18