Justiça do Trabalho da Paraíba nomeia primeira diretora-geral desde sua fundação

Você está visualizando atualmente Justiça do Trabalho da Paraíba nomeia primeira diretora-geral desde sua fundação
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) está na busca da paridade de gênero nos cargos de liderança. Na prática, mesmo espaço e oportunidade para que mulheres e homens possam exercer suas competências profissionais, recebendo salário e tratamento iguais, de acordo com suas funções. Uma das ações do novo presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade, que simbolizam esse esforço, é a nomeação da primeira diretora-geral da história do Regional, Simone Farias Perrusi.

Não somente esta posição estratégica demonstra esse novo caminho. Desde o início da nova gestão, as mulheres também aumentaram sua presença nos cargos de liderança. Atualmente, dos 109 cargos em comissão (CJ) ativos no Regional, 39 são ocupados por mulheres, o que representa o inédito percentual de 35,78% dos cargos de alta gestão do tribunal.

Durante o discurso de posse, o presidente Thiago Andrade afirmou que uma das prioridades da gestão seria a busca pela promoção da igualdade de gênero, propondo medidas práticas para a eliminação do chamado “teto de vidro”, termo que define a barreira invisível existente que mulheres encontram ao tentarem acessar os cargos superiores em empresas e instituições.

Uma das ações recentes foi a assinatura da Carta Compromisso do TRT-13 com o Movimento Elas Lideram 2030, uma iniciativa do Pacto Global da ONU Brasil e ONU Mulheres, comprometido com a paridade de gênero na alta liderança até 2030. Ao longo das próximas semanas, outras ações voltadas a este objetivo também serão anunciadas.

Simone Farias Perrusi é formada em direito. Foi servidora concursada do Tribunal de Justiça da Paraíba, ingressando em 1999, da Justiça Federal da 5ª Região, em 2000, e Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, em 2006. Em seguida, foi redistribuída para o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba em 2015, onde passou por vários setores, como a Seção de Suporte Prévio às Contratações, o Núcleo de Contratos, Gabinete do Desembargador Thiago Andrade, Secretaria da Corregedoria Regional e, agora, está na Direção-geral.

Fonte: TRT13

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas