Justiça de Minas Gerais aplica treinamento em Gestão de Documentos

Compartilhe
Sexta, 26 de Setembro de 2008

Em breve, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) poderá acompanhar, através de sistema informatizado, a tramitação de documentos recebidos ou gerados pela instituição. Isso será possível graças ao Sistema de Informação da Gestão Eletrônica de Documentos (Siged), lançado em agosto último. O sistema foi desenvolvido pela Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental (Dirged) da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), pela Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) e Prodemge.

Para habilitar servidores para operar o sistema, a Dirged e a Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), em parceria com equipe da Prodemge, realiza nos próximos dias 29 e 30 de setembro, de 8 às 12h, treinamento teórico para a primeira turma de facilitadores. A parte prática será realizada de 6 a 10 de outubro. Outras quatro turmas também receberão treinamento posteriormente.

De acordo com o gerente de Arquivo e Tratamento da Informação Documental do TJ (Gearq), Júlio César Bandeira de Mello, o curso faz parte do contrato com a Prodemge e destina-se, inicialmente, aos servidores diretamente envolvidos com o sistema. “São setores estratégicos, como o arquivo, informática, protocolo, expedição, que lidam diariamente com a entrada e saída de documentos”, explicou, esclarecendo que, com o treinamento das outras turmas, todas as áreas serão contempladas. Os facilitadores, ou seja, aqueles que receberem o treinamento serão responsáveis por difundir o sistema em suas áreas, informando à Gerência de Arquivo as dúvidas e demandas surgidas.

Todos os documentos geridos pelo sistema, logo após sua produção ou recebimento, deverão ser classificados conforme tabela já disponível no site da Ejef. “Essa classificação permitirá ao usuário localizar determinado documento e acompanhar o seu ciclo de vida”, observou Júlio Bandeira.

O sistema visa garantir um controle ágil, preciso e abrangente da tramitação e do arquivo intermediário e permanente dos documentos, proporcionando mais agilidade no dia-a-dia do Poder Judiciário. Permite também atender, de forma imediata, solicitações de setores do TJ relacionadas a cópias de documentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação TJMG