Justiça da Bahia prevê conclusão do cadastro de presos nos próximos dias

Você está visualizando atualmente Justiça da Bahia prevê conclusão do cadastro de presos nos próximos dias
Compartilhe

Com cerca de 30% dos dados relativos à população carcerária já inseridos no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deve concluir o trabalho até a sexta-feira da próxima semana, 24 de abril. 

“O presidente do tribunal foi muito receptivo e está empenhado em cumprir o prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os meios estão dados pelo Tribunal. Agora é preciso medir os resultados”, afirmou o secretário-geral do CNJ, Júlio Ferreira de Andrade, que esteve em Salvador na quinta-feira (12/4) em reunião com o desembargador Gesivaldo Britto, presidente do TJ-BA.

Júlio Ferreira de Andrade destacou a organização da estrutura montada exclusivamente para a realização do trabalho, que conta com 20 servidores distribuídos em duas salas. Em fevereiro, o CNJ promoveu o treinamento de magistrados e servidores do TJ-BA para a implantação do BNMP.

Além do presidente do tribunal, participaram da reunião o desembargador Lidivaldo Reaiche, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário da Bahia (GMF); o coordenador do GMF, juiz Antônio Faiçal; os juízes auxiliares da Presidência, Rita Ramos e Humberto Nogueira; o juiz auxiliar da Corregedoria Moacyr Pitta Lima Filho; o juiz do Núcleo de Precatórios, Reginaldo Nogueira; o secretário de Tecnologia e Informação do tribunal, Leandro Sady; e a secretária-geral da Presidência, Iramar Martinez.

Ineditismo

As funcionalidades do sistema foram concebidas por meio de um processo liderado pelo CNJ, com a participação de magistrados que atuam no julgamento de réus e no acompanhamento das penas dos presos sentenciados. 

A implantação prática do sistema, no entanto, dependeu da mobilização dos tribunais promovida pela ministra Cármen Lúcia, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra tratou da importância da iniciativa pessoalmente com os presidentes de tribunais, em reuniões mantidas desde o início de sua gestão, em setembro de 2016. 

O mapa de implantação do BNMP atualiza diariamente os números da população carcerária do Brasil. Além de criar um censo da população carcerária brasileira, a plataforma cataloga informações sobre os mandados de prisão emitidos pelos juízes contra pessoas que descumpriram a lei.

files/conteudo/imagem/2018/04/fffe576f2121785d69e27e4bd47fa6ea.jpg

 Thaís Cieglinski

Agência CNJ de Notícias