Justiça Comunitária realiza capacitação de mediadores

Compartilhe

A Câmara da Justiça Comunitária, vinculada ao Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realiza, entre os dias 19 e 23 de setembro, no auditório da escola Ana Libória, capacitação de 68 mediadores com o objetivo de melhorar o convívio escolar através da conciliação. O treinamento está sendo realizado com participação de 17 escolas públicas de Boa Vista e de alguns municípios do estado.

De acordo com a professora Lucilene Paula da Silva o objetivo é capacitar as equipes escolares para o pleno exercício de suas funções como mediadores no processo do ciclo restaurativo, buscando a resolução dos conflitos de modo cooperativo e não-violento. “Queremos promover a inclusão de temas afins com a mediação para instrumentalizar a intervenção do professor/multiplicador embasada em argumentos levem ao entendimento das partes envolvidas” afirmou.

Os mediadores vão ser preparados por psicólogos, bacharéis em Direito, juízes e desembargadores do TJRR. Entre os principais temas discutidos estão: bullying, Direito da criança e do adolescente e o papel da equipe na promoção da cultura da paz na escola e na comunidade. Para professor da escola Mário David Andreazza, Francisco da Silva Souza, a preparação dos conciliadores vai evitar que os pequenos conflitos cheguem às instâncias maiores da justiça, facilitando o convívio escolar.  “Com a resolução desses desentendimentos no ambiente escolar, podemos construir melhores relações interpessoais”, ressaltou.

Do TJRR