Juizado do torcedor registra 43 processos no 1º semestre em PE

Você está visualizando atualmente Juizado do torcedor registra 43 processos no 1º semestre em PE
Compartilhe

Buscando tornar os eventos esportivos mais seguros para a população, o Juizado Especial do Torcedor do Estado de Pernambuco (Jetep) atuou em 50 eventos esportivos, onde foram realizadas 43 audiências no primeiro semestre de 2018. A unidade realizou plantões em partidas pela Copa do Brasil, pela Copa Sul-Americana, pela Copa do Nordeste, pelo Campeonato Pernambucano e pelo Campeonato Brasileiro das séries A e C.

A atuação do Jetep vai além das linhas de campo. A unidade tem competência para julgar e processar ações cíveis e criminais e não só processos relacionados ao Estatuto do Torcedor. Na área cível, atende os torcedores que apresentem problemas com a compra do ingresso, de meia-entrada ou acesso ao setor reservado. Já na área criminal, julga cambistas e torcedores que promovam tumultos, portem drogas, incitem a violência ou invadam o campo, por exemplo. Neste semestre, foi registrado um processo cível e 42 processos criminais, sendo a maioria por porte de drogas e cambismo, totalizando 21 e 12 casos respectivamente.
Os torcedores que infringirem o Estatuto do Torcedor podem cumprir medida socioeducativa através do programa Futebol Cidadão. O juiz Ailton Alfredo foi o idealizador desse projeto pioneiro e ressalta a importância do resgate e da inclusão social do infrator. “O objetivo é oferecer uma pena alternativa humanizada. Em vez de afastar, reeducar por meio da pena, valorizando o aspecto pedagógico em vez do meramente punitivo”, destaca.
Quem participa do Futebol Cidadão precisa comparecer à Academia de Polícia Civil uma hora antes dos jogos do seu time, ou dependendo da sentença, comparecer também em dias de partidas de outros times. No local, eles assistem a palestras sobre o Estatuto do Torcedor, Lei Seca, Lei Maria da Penha, torcida organizada e uso abusivo de álcool e drogas. Também participam de rodas de conversa sobre cultura de paz e de dinâmicas motivacionais.
O Jetep é uma unidade do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e atua em parceria com a Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público de Pernambuco, que é responsável pela proposta de transação penal para os torcedores que infringirem a legislação. O órgão está instalado na Rua do Futuro, 99, bairro das Graças, no Recife, e funciona das 13h às 19h. Nos dias das partidas, magistrados e servidores atuam de forma itinerante nos estádios do Recife e de Caruaru.

Fonte: TJPE