Foi lançada, nesta segunda-feira, 6 de maio, a cartilha RespeitAÍ, uma publicação informativa voltada à prevenção e ao enfrentamento do assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. A iniciativa é do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS), por meio da sua Comissão de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, com desenvolvimento da Assessoria de Comunicação do TJMRS (Ascom).
O lançamento integra as ações da Semana de Enfrentamento ao Assédio, iniciativa coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que reúne todos os tribunais brasileiros em uma mobilização nacional por ambientes institucionais mais seguros, éticos e respeitosos.
A cartilha foi criada para informar, conscientizar e orientar todas as pessoas que atuam com o TJMRS sobre como identificar situações de assédio, prevenir condutas abusivas e saber o que fazer diante de uma denúncia.
Para tornar o conteúdo mais acessível, o material conta com a presença da Lara, uma inteligência artificial especializada em linguagem simples. “Olá! Eu sou a Lara, sua tradutora de linguagem simples. Estou aqui pra explicar os temas mais importantes desta cartilha de um jeito direto, fácil de entender e sem juridiquês. Vamos juntos?”, convida a personagem logo no início da publicação.
A cartilha aborda os seguintes temas:
O que é assédio moral?
O que é assédio sexual?
Exemplos no dia a dia
Direitos e deveres
O que não é assédio
O que fazer se você for vítima ou testemunha
Canais de apoio
Como denunciar
A cartilha RespeitAÍ já está disponível para leitura e download.