Judiciário do Tocantins tem a 1ª comarca totalmente digitalizada

Compartilhe

A Comarca de Alvorada, no sul do Tocantins, entra para a história do Judiciário como a primeira a concluir a digitalização do acervo de processos físicos no âmbito das justiças estaduais de todo o Brasil. O trabalho começou em maio passado e se encerrou na semana passada. No total, foram digitalizados e inseridos no Sistema de Processo Eletrônico (e-Proc) 1.759 processos das Varas Cível e Criminal.

A presidente do Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO), desembargadora Ângela Prudente, reconheceu o trabalho e o resultado atingido pela Comarca de Alvorada. “Magistrado, servidores e voluntários estão de parabéns. Fico feliz com o empenho e a dedicação daqueles que participaram dessa ação que resultou num marco para a Justiça tocantinense. Temos acompanhado a movimentação em todas as comarcas do Estado na busca para alcançar cem por cento da digitalização e, tenho certeza que, juntos, vamos conseguir esse feito vitorioso”, ressaltou.

O diretor do fórum, juiz Fabiano Gonçalves Marques, explica que para realizar o trabalho contou com o empenho de todos os servidores da comarca. “Fizemos uma verdadeira força-tarefa e a boa vontade foi unânime, inclusive os servidores terceirizados que atuam na área de serviços gerais, voluntariamente, contribuíram. Tivemos ainda a colaboração do município, que nos cedeu servidores e, principalmente, do Tribunal de Justiça, por meio do Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom), que esteve nos auxiliando com o envio de servidores para oferecer o treinamento necessário ao desempenho da atividade”, disse.

Para dar mais agilidade aos procedimentos, durante uma semana, o diretor do foro determinou que fossem mantidos apenas os serviços de atendimento ao público e os despachos urgentes para que, dessa forma, os antigos processos físicos pudessem ser inseridos no e-Proc. “Agora, entramos numa nova fase e podemos dar mais agilidade à prestação jurisdicional ao cidadão. Estamos muito satisfeitos com essa vitória e parabenizamos a atual administração do TJTO, que tem incentivado e vem concentrando esforços no sentido de apoiar todas as comarcas na digitalização”, enfatizou o diretor.

Dinamismo – “Antes trabalhávamos com duas realidades. A partir desse momento, a situação muda. Nosso trabalho vai ficar bem mais dinâmico e rápido tenho certeza”, frisou a escrivã da Vara Criminal Cláudia Rodrigues.

Com a implantação do e-Proc, que possibilitou a inserção de novos processos apenas por meio eletrônico, os esforços se concentram na digitalização dos antigos processos de papel. A administração tem oferecido o apoio necessário às Comarcas para que esse trabalho seja realizado. O Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom) realiza, continuamente, além de organização cartorial e cumprimentos de atos, treinamentos e acompanhamento nas comarcas para que os servidores possam executar com tranquilidade o procedimento de digitalização e inserção de documentos no sistema e-Proc.

Fonte: TJTO