Grupo de trabalho debate proposta para regulamentar atuação de juiz das garantias

Você está visualizando atualmente Grupo de trabalho debate proposta para regulamentar atuação de juiz das garantias
Reunião do grupo de trabalho sobre juiz das garantia, coordenado pelo conselheiro do CNJ José Rotondano. FOTO: Ana Araújo/Ag. CNJ
Compartilhe

Os integrantes do grupo de trabalho encarregado de sugerir diretrizes ao Judiciário para implementação do juiz das garantias reuniram-se pela segunda vez, na tarde da quarta-feira (6/3), na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. Os trabalhos foram presididos pelo conselheiro José Rotondano.

A tarefa dos participantes é elaborar um texto que servirá de base para regulamentar a atuação desses magistrados. A Lei n. 13.964/2019, conhecida como Pacote Anticrime, criou a figura do juiz das garantias. O trabalho consiste em assegurar as garantias e o controle de legalidade da investigação criminal e preservar os direitos individuais de investigados e investigadas.

Os integrantes do GT devem alinhar a atuação dos tribunais às diretrizes firmadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 6.298. Entre as determinações, está a de que o juiz de garantias atuará na fase do inquérito policial. Depois, a partir do oferecimento da denúncia, a competência passa a ser do juiz da instrução. Em casos de competência do Tribunal do Júri ou de violência doméstica, esses magistrados não deverão ser envolvidos.

O conselheiro Rotondano marcou o próximo encontro do grupo para 22 de março. Na data, deve ser apresentada uma minuta de texto com a consolidação das colaborações dos participantes do GT. “Essa pluralidade de pessoas escolhidas para compor a comissão certamente trará mais informações, mais elementos para que possamos ter uma resolução em sintonia com o que foi determinado pelo Supremo Tribunal Federal”, pontuou o magistrado que presidiu a reunião.

O GT conta com a participação de representantes do Sistema de Justiça, como tribunais estaduais e federais, do Conselho da Justiça Federal (CJF), de associações de magistrados e advogados, do Ministério Público, entre outras.

Texto: Margareth Lourenço
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal