O Centro de Treinamento Integrado (CTI) do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza (CE), iniciou na quarta-feira (14/8) um curso sobre o Método Rorschach (teste psicológico) para um grupo de 15 profissionais do Núcleo de Apoio à Jurisdição (NAJ). Eles atuam no fórum e no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza. A capacitação oferecerá subsídios para perícias psicológicas nos processos das Varas de Família e da Infância e Juventude, além do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
A ferramenta possibilita a análise detalhada da personalidade de indivíduos envolvidos em conflitos familiares, permitindo a elaboração de laudos e pareceres mais fidedignos sobre distúrbios psicológicos. Facilitadora do curso, a psicóloga Regina Célia Cardoso Esteves destaca que o teste “é um dos mais importantes na investigação das características da personalidade, nos diferentes âmbitos de atuação da psicologia, principalmente na jurídica”.
Para a coordenadora do NAJ, Denise Moreira de Aguiar, o principal ganho para os peritos psicólogos é ter um instrumento de psicodiagnóstico com respaldo científico, o que “amplia a percepção profissional”. A capacitação seguirá até 6 de novembro, em todas às quartas-feiras.
Doutora em psicologia pela Universidade do Minho (Portugal), Regina Esteves é referência no Ceará em estudos relacionados a testes psicológicos, principalmente os relacionados ao Método Rorschach. A especialista tem pesquisas publicadas e participações em extensões universitárias, por meio da Sociedade Brasileira de Rorschach, da Associação Latino-Americana de Rorschach e da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Fonte: TJCE