Fórum de Campina Grande define metas para 2014

Compartilhe

Diante da alta demanda, a Comarca de Campina Grande (PB) está com novos pleitos para atender melhor ao público. A prestação de serviço, considerada boa pela diretora, juíza Ana Christina Penazzi, deve melhorar com a nomeação de um juiz auxiliar exclusivo para Vara de Infância de feitos cíveis e com a abertura do 3º Juizado Especial.

“O ano passado foi muito vantajoso para nossa Comarca. Considero como um ano bom e de transformações”, contabilizou a juíza. Mas a magistrada ressalta também que em 2014, em atendimento ao pedido da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), a Comarca de Campina Grande deverá melhorar o treinamento dos servidores e o ambiente do fórum.

A unidade conta hoje com 51 juízes e mais de 500 servidores, entre funcionários e oficiais de Justiça. No ano passado, foram inauguradas quatro novas varas, entre elas, duas cíveis, a Vara de Feitos Especiais e a de Sucessões, todas em pleno funcionamento.

Informação – Outra medida tomada faz referência à orientação dada nas dependências do fórum. “A gente quis facilitar o acesso. No atendimento, os jurisdicionados são bem informados sobre os processos. Temos orientado os servidores a terem sempre paciência com as partes e com pessoas mais carentes, que talvez não saibam sobre o funcionamento”, exemplificou Ana Christina Penazzi.

A juíza destacou ainda os aspectos humanitários da gestão do Judiciário em Campina Grande. “A gente inaugurou em novembro do ano passado a Vara da Infância fora do fórum, diferenciada justamente para servir de chamariz para o público. O número de cadastro de adoção estava baixo e era uma preocupação. Apesar do pouco tempo dessa inauguração, nós percebemos uma melhora”, observou.

Entrevistas e divulgações sobre os temas da infância e da violência doméstica foram outras questões que mereceram atenção. “A orientação pública facilita no trâmite. Essa é uma atitude muito válida. A nossa prioridade é o bom atendimento”, disse a magistrada.

Comarca – A unidade de Campina Grande, a 133 quilômetros de João Pessoa, é uma das comarcas polos da Paraíba e integra a terceira entrância do Judiciário, compreendendo os municípios de Boa Vista, Lagoa Seca e Massaranduba.

Fonte: TJPB