Exposição virtual registra memória da Justiça do Trabalho do Espírito Santo

Você está visualizando atualmente Exposição virtual registra memória da Justiça do Trabalho do Espírito Santo
Arte: TRT17
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT17), que atende trabalhadores e trabalhadoras do Espírito Santo, realiza exposição virtual que conta a história do órgão. Organizada pelo Setor de Registro e Preservação da Memória Institucional do TRT17, a mostra marca o Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado nesta segunda-feira (10/5).

E celebração da data neste ano é para ficar na memória. A Justiça do Trabalho está completando 80 anos. E o TRT17 também faz aniversário: três décadas de instalação.

Por meio de fotografias e texto, a Exposição Virtual conta desde a criação do TRT17, em 8 de novembro de 1989, pela Lei 7.872 (a sessão solene de instalação do Tribunal capixaba ocorreu um ano e dois meses depois, em 8 de janeiro de 1991), até a inauguração da sede própria, em 17 de fevereiro de 2020, e as alterações trazidas pela pandemia de Covid-19. É possível conferir, ainda, as galerias virtuais de presidentes do TRT, ouvidores e diretores da Escola Judicial.

Preservação

A Seção – hoje, Setor – de Registro e Preservação da Memória Institucional do TRT17 surgiu no ano de 2012, como cumprimento à recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece as normas do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname). A instalação do setor ocorreu devido à necessidade de conservar documentos de interesse histórico e cultural pertencentes ao Regional, com a finalidade de garantir a conservação da memória institucional e proporcionar aos cidadãos o acesso à informação.

Fonte: TRT17