Escola dos Servidores do TJMT completa 4 anos de atividade

Compartilhe

A Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva, no Mato Grosso, completou quatro anos de atividade na última semana, atendendo à proposta de sua criação, de preparar os servidores para a modernização do Poder Judiciário de Mato Grosso. Durante esse período foram contabilizadas mais de 22 mil participações de servidores em ações de capacitação, sendo mais de sete mil apenas no ano passado. Segundo a coordenadora da escola, Jane Selma Barbosa, cerca de 80% dos servidores já foram atendidos.

Essa abrangência no atendimento foi possível principalmente com a implantação do Ensino à Distância (EAD), um método de capacitação que chega às comarcas do interior. Conforme a coordenadora, das 373 vagas em cursos de pós-graduação ofertados pela escola nestes quatro anos, 200 foram em EAD para a Primeira Instância. “Mais de 70% das ações da escola são voltadas para a Primeira Instância, onde está o maior público”, afirmou Jane Barbosa.

Entre as 22 participações em ações de capacitação foram realizadas oficinas para elaboração de manuais, palestras, cursos técnicos e comportamentais. No entanto, a coordenadora revela que o destaque são os cursos de formação. Hoje, antes do exercício da atividade, o servidor que vai atuar nas secretarias das Varas, sendo responsável pelo andamento dos processos, passa pelo curso de formação. “O impacto dessa capacitação na celeridade processual e na qualidade do atendimento ao público é muito grande”, salientou a coordenadora.

Este ano a escola também conseguiu, pela primeira vez, capacitar 100% dos estagiários selecionados para atuar no Poder Judiciário Estadual nas comarcas de Cuiabá e Várzea Grande. Também em 2012 foi entregue a primeira etapa do Manual dos Gestores Gerais, contendo as rotinas padronizadas de como exercer as atividades. Nesta etapa, o documento contém 45 produtos, que traduzem a melhor forma de executar as tarefas diárias, além de evitar erros. “A padronização nos procedimentos internos das Varas é uma das metas do Conselho Nacional de Justiça”, informou a coordenadora.

Estrutura – A Escola dos Servidores foi criada pela Lei Complementar nº 301, de 15 de janeiro de 2008. Instalada numa nova e moderna estrutura anexa ao Tribunal de Justiça, com mais de 1.300 metros quadrados de área construída, comporta seis salas de aula, com 45 vagas cada, sendo que três delas podem ser revertidas para formar um auditório com capacidade para 150 pessoas. Também foram instalados na Escola do Servidor uma sala de reunião e dois laboratórios de informática que comportam, ao todo, 54 usuários.

Do TJMT