Vara da Fazenda Pública de São Luís implanta excelência de gestão

Compartilhe

A 9ª Vara da Fazenda Pública de São Luís vai aderir ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, visando à melhoria da gestão voltada para resultados e com foco no cidadão. Na segunda-feira (9/2), servidores e o juiz titular da unidade, Raimundo Nonato Neris Ferreira, participaram de reunião técnica com a coordenadora de Capacitação do Núcleo da Excelência Pública no Maranhão (NEP), Leidismar Nalasco, para definir os detalhes da adesão.

O juiz Raimundo Ferreira explicou que a implantação do programa, entre outras melhorias, possibilitará à 9ª Vara da Fazenda Pública o cumprimento das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Tribunal de Justiça do Maranhão para 2015. “Contribuirá, principalmente, para um melhor atendimento ao jurisdicionado”, destacou o magistrado.

Após a adesão ao programa, segundo Leidismar Nalasco, os próximos passos serão a realização do diagnóstico organizacional; a implantação das ferramentas de gestão como as pesquisas de satisfação e de cultura; e a implementação do planejamento estratégico com as metas e indicadores estabelecidos pela 9ª Vara, primeira unidade judiciária no Maranhão a aderir ao programa criado em 2005 e que já conta com cerca de 100 organizações públicas no estado.

Cultura – Para Felipe Fróes, assessor da 9ª Vara da Fazenda Pública, a solução de muitos problemas enfrentados pelo Judiciário passa também pela gestão. “Vamos aplicar esse programa para melhorar a gestão de nossa unidade judicial, implementando a cultura da excelência”, afirmou. A iniciativa busca maximizar os resultados gerenciais, simplificar e desburocratizar processos, baseando-se nos princípios constitucionais e na arte de gerenciar.

A coordenadora do NEP-Maranhão ressaltou que a 9ª Vara, exclusivamente dedicada à execução fiscal, estabeleceu estratégias para implantação do modelo de excelência, como a reestruturação física da unidade; a reorganização e a implementação do programa de qualidade 5S; a criação da logomarca da vara; e a definição de parcerias com outras instituições para melhorar o planejamento. Também implantará a reciclagem de papel, contribuindo para a responsabilidade e controle sociais.

Fonte: CGJ-MA