Documento de Arrecadação Judiciária eletrônico dá mais eficiência e segurança no atendimento na Bahia

Compartilhe

O pagamento das taxas cartorárias em Salvador já está sendo feito com o Documento de Arrecadação Judiciária (DAJ)Eletrônico , que diferencia do documento anterior devido à inclusão de um código de barras.

Os cartórios judiciais e extrajudiciais da Capital – e mais adiante em todas as Comarcas do Estado – já estão usando este recurso, que vai aperfeiçoar o controle da arrecadação judiciária e proporcionar maior eficiência e segurança no atendimento aos usuários dos serviços da Justiça.

As partes e os advogados poderão pagar o DAJ nos caixas bancários eletrônicos, correspondentes bancários do Banco do Brasil e Bradesco (instituições conveniadas ao Tribunal de Justiça) ou pela Internet. Basta acessar a página do Tribunal de Justiça, imprimir o DAJ e, se for correntista de um dos dois bancos, utilizar o Internet Banking para fazer o pagamento on-line das custa, com débito em conta.

Assim como já é possível fazer com outros tributos, a exemplo do IPTU e IPVA, o DAJ também será pago pela Internet. Caso a pessoa não possua conta nos bancos conveniados, há a opção de, após imprimir o DAJ no site do Tribunal, pagar na agência mais próxima.

Os Tabelionatos e Cartórios de Protesto de Títulos serão os únicos cartórios extrajudiciais que não adotarão o novo sistema, mas ainda assim também emitirão o novo DAJ, através do sistema que já utilizam hoje em dia, e os servidores dos cartórios também poderão recorrer ao link do DAJ Eletrônico no site do Tribunal para emitir o documento e entregar ao cidadão.

Fonte: TJBA