Direção do TJ toma posse na sexta (29/6)

Compartilhe

Nesta sexta-feira (29/6), será realizada a posse coletiva da nova direção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Serão empossados nos cargos de presidente, 1º, 2º e 3º vices-presidentes, corregedor-geral de Justiça e vice-corregedor, os desembargadores Joaquim Herculano Rodrigues, Almeida Melo, José Antonino Baía Borges, Manuel Saramago, Audebert Delage e Vanessa Verdolim, respectivamente. Os magistrados foram eleitos no último dia 23 de abril pelo Tribunal Pleno. A cerimônia será às 17h30, no Salão do 1º Tribunal do Júri do Fórum Lafayette – avenida Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto.

 

A missa em ação de graças pela posse da nova direção do TJMG será celebrada pelo cardeal Serafim Fernandes de Araújo, em 28 de junho, quinta-feira, às 19h30, na catedral Nossa Senhora da Boa Viagem.

Currículos – O desembargador Herculano Rodrigues é bacharel em direito pela Faculdade de Direito de Juiz de Fora. Ingressou na magistratura em 1976. Foi juiz nas comarcas de Tarumirim, João Pinheiro, Carangola e Belo Horizonte, onde também foi juiz auxiliar da Corregedoria de Justiça e titular da 4ª Vara Criminal.Em 1989, ingressou no extinto Tribunal de Alçada de Minas Gerais, sendo eleito seu presidente em 1997. Foi ainda presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Atualmente é o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). O desembargador Herculano Rodrigues vai suceder ao presidente Cláudio Costa.

O desembargador Almeida Melo é doutor em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na magistratura, integrou o extinto Tribunal de Alçada, entre 1993 e 1998, e foi presidente do TRE-MG.

O desembargador José Antonino Baía Borges é bacharel em direito pela UFMG e em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Belo Horizonte. Possui título de doutorado pela UFMG. Na magistratura, foi juiz nas comarcas de Tombos, Ibiá, Sete Lagoas e Belo Horizonte. Ingressou no Tribunal de Alçada, sendo seu presidente. Em 1998, foi promovido a desembargador do TJMG. Foi, ainda, presidente do TRE-MG.

O desembargador Manuel Saramago é bacharel em direito pela Faculdade Cândido Mendes. Foi promotor de Justiça nas comarcas de Eugenópolis e Conceição do Mato Dentro. Na magistratura foi juiz nas comarcas de Mar de Espanha, Conselheiro Pena, Mantena, Viçosa e Belo Horizonte. Integrou o extinto Tribunal de Alçada.

O desembargador Audebert Delage é bacharel em direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pós-graduado em direito público e direito ambiental. Foi juiz nas comarcas de Tarumirim, Ipanema, Pirapora e Belo Horizonte. Foi membro do extinto Tribunal de Alçada e é desembargador desde 2002. Atualmente é o vice-corregedor de Justiça.

A desembargadora Vanessa Verdolim Hudson Andrade é bacharel em direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete. Na magistratura, foi juíza nas comarcas de Andradas, Rio Casca, Coronel Fabriciano e Belo Horizonte. Integrou o extinto Tribunal de Alçada e é desembargadora desde 2004.

Do TJMG