Dia da Memória: Tribunal eleitoral de Rondônia lança exposição

Você está visualizando atualmente Dia da Memória: Tribunal eleitoral de Rondônia lança exposição
Arte: TRE-RO
Compartilhe

Instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Dia da Memória do Poder Judiciário é celebrado em 10 de maio e integra uma série de ações voltadas à preservação da história dos tribunais do país. Para marcar a data, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) lançou a mostra “Eleições em tempo de pandemia”. Ela registra, por meio de fotografias e infográficos, os principais fatos relacionados ao período eleitoral realizado no ano que se passou, no contexto de uma das principais pandemias sofridas pela humanidade e que compõem a história da Justiça Eleitoral em Rondônia.

A escolha do fia 10 de maio é alusiva à criação da Casa de Suplicação do Brasil, ocorrida em 10 de maio de 1808, quando, diante da transferência da corte portuguesa para o Brasil, se promoveu profunda reformulação política e administrativa, em especial nos órgãos judiciais. A manutenção e divulgação dos registros judiciais, reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro, oferece à sociedade meios para compreender as transformações políticas, sociais, econômicas e culturais, bem como a forma com que os recursos tecnológicos foram empregados na solução de problemas.

Exemplo disso foram as Eleições 2020 que, por força de uma pandemia, tiveram o seu planejamento refeito em tempo recorde e a execução em ambientes virtuais de diversos atos judiciais e administrativos que até então ocorriam de modo presencial, sem que com isso houvesse prejuízo à transparência, à economicidade e ao acesso do cidadão aos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral.

Fonte: TRE-RO