Defensoria Pública de Minas Gerais firma termo para reparação aos afetados do distrito de Macacos

Você está visualizando atualmente Defensoria Pública de Minas Gerais firma termo para reparação aos afetados do distrito de Macacos
Defensor público-geral Gério Patrocínio Soares (à direita) assina Termo de Compromisso juntamente o consultor geral da Vale, Alexandre D’Ambrósio. Foto: Marcelo Sant’Anna/DPMG
Compartilhe

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) assinou Termo de Compromisso com a empresa Vale S. A. para o pagamento de indenizações extrajudiciais, individuais ou por núcleo familiar, por danos materiais, econômicos e morais às pessoas que foram afetadas pelo risco de rompimento da barragem da Mina Mar Azul, em São Sebastião das Águas Claras – conhecido como Macacos – distrito de Nova Lima (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte.

O documento foi assinado na quinta-feira (4/3), pelo defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocício Soares, pela chefe de Gabinete da DPMG, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, e pelos defensores públicos Antônio Lopes de Carvalho Filho, Carolina Morishita, Felipe Soledade e Aylton Rodrigues Magalhães. Pela Vale assinaram Alexandre Silva D’Ambrósio (consultor geral), Luiz Henrique Medeiros (gerente executivo de Brumadinho e Territórios Evacuados); Marcelo Klein (diretor especial da Reparação); Lilian Simões (gerente Contencioso de Brumadinho); Humberto Pinheiro (gerente executivo Brumadinho Renova); e Lourenço Rabelo (Jurídico).

No dia 16 de fevereiro de 2019, o alerta de emergência disparou, indicando risco de rompimento da barragem B3/B4, da Mina Mar Azul, e todas as pessoas que moravam próximas à Zona de Autossalvamento (como chama a região que seria primeiramente afetada pela lama) tiveram que deixar suas casas às pressas. Desde então, elas estão realocadas em moradias escolhidas por elas ou em hotéis da região.

O fato gerou também outros impactos às famílias que residem no distrito e aos comerciantes do local. O clima de incerteza e apreensão afetou a economia, baseada no turismo. Muitos restaurantes e pousadas da localidade, se não fecharam, amargam prejuízos e dificuldades financeiras.

Opção reparatória

O Termo de Compromisso segue as mesmas premissas daquele que a DPMG firmou, em abril de 2019, com a empresa Vale para reparação de danos em Brumadinho, e que tem apresentado expressivos resultados em favor dos atingidos. A iniciativa corresponde à atribuição própria da Defensoria, de promover extrajudicialmente a composição de danos, conforme frisa o coordenador do Núcleo Estratégico da Defensoria Pública de Proteção aos Vulneráveis em Situação de Crise Antônio Lopes de Carvalho Filho. “A adesão ao acordo é voluntária e não exclui o acesso a ações judiciais, individuais e coletivas”, ressalta o defensor público.

O documento prevê que os atingidos que aderirem ao acordo terão direito à diferença no caso de conquistas coletivas acordadas extrajudicialmente ou determinadas judicialmente em ações coletivas futuras. Mesmo aderindo ao acordo, o atingido poderá futuramente pleitear outros tipos de indenização, desde que sejam por objetos que não foram contemplados no seu acordo.

O coordenador do Núcleo Estratégico de Proteção aos Vulneráveis em Situação de Crise, Antônio Lopes de Carvalho Filho, explica a dinâmica. “A pessoa que se sentir madura para pensar sobre o dano pode procurar a Defensoria de Minas. O defensor público, em conjunto com o atingido, vai compreender as demandas, caso a caso, e transformar isso em substância jurídica. O documento será encaminhado para a Vale e, depois do retorno da empresa, o assistido terá prazo para reflexão e, após a formalização jurídica, haverá também prazo para arrependimento.”

O Termo de Compromisso abarca extensa multiplicidade de danos e foi elaborado seguindo a melhor técnica jurídica, adotando os melhores padrões jurisprudenciais, tanto nacionais quanto internacionais. Com base no termo, os danos passíveis de indenização são os patrimoniais e morais conhecidos, que causam as maiores vulnerabilidades nas pessoas. São exemplos: perda da moradia; deslocamento físico compulsório permanente ou temporário; perda de renda, trabalho ou lucro líquido; perda de bens móveis e equipamentos; perda de animais; despesas relacionadas à evacuação; entre outros.

Uma especificidade deste Termo é prever a compensação pelos prejuízos sofridos em razão do deslocamento compulsório, também dos moradores que, posteriormente à época da evacuação, puderam voltar para seus imóveis após auditoria verificar que estavam fora da área abrangida pela projeção da mancha de inundação. A eles caberá reparação dos danos morais sofridos, bem como danos materiais, além dos reparos na residência para possibilitar a condição de habitabilidade, conforme constar em laudo elaborado pela Defesa Civil.

Outra situação bastante comum em Macacos é a de prejuízos sofridos por comerciantes e prestadores de serviços que dependem do turismo, até então base da economia local. São previstos três eixos de indenizações, separadamente: pelas perdas referentes ao imóvel onde está o empreendimento; perdas de maquinários, objetos, utensílios e equipamentos; e pagamento do equivalente aos prejuízos no faturamento. Ressalta-se que cabem futuras indenizações sobre danos ainda não conhecidos e supervenientes.

Atendimento

As pessoas atingidas que tiverem interesse em analisar o acordo devem agendar o primeiro atendimento pelo e-mail: atendimento.macacos@defensoria.mg.def.br. O atendimento será feito no Núcleo Estratégico da Defensoria Pública de Proteção aos Vulneráveis em Situação de Crise, localizado na Unidade I da DPMG em Belo Horizonte, na Rua dos Guajajaras, 1707, Barro Preto.

Em respeito à individualidade, privacidade e segurança dos atingidos, a Defensoria Pública de Minas Gerais não divulgará publicamente as diretrizes e termos de acordo, as quais serão disponibilizadas para os assistidos. A Defensoria Pública tem atribuição constitucional para firmar acordos individuais.

Veja perguntas e respostas sobre o Termo de Compromisso

Fonte: DPMG