Cumprimento de metas do CNJ é tema de encontro realizado pelo Tribunal de Roraima

Você está visualizando atualmente Cumprimento de metas do CNJ é tema de encontro realizado pelo Tribunal de Roraima
Compartilhe

O Grupo Gestor de Metas e Tabelas Processuais Unificadas do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou, na última sexta-feira (20/3), o I Encontro de Metas de 2015, que teve por objetivo apresentar a juízes, diretores de secretarias e servidores que trabalham com as movimentações processuais e alimentação dos sistemas as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça. O evento foi realizado no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto.

 

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Almiro Padilha, pediu a colaboração de todos os magistrados e servidores para que haja um esforço conjunto no cumprimento das metas. “Esse é o momento em que apresentamos a metodologia de trabalho para que possamos chegar ao fim do ano com dados satisfatórios em relação às metas”, disse.

Ao todo, são sete metas a serem atingidas pelo TJRR durante o ano de 2015, entre as quais destacam-se as que estabelecem o julgamento de maior quantidade de processos do que os distribuídos, o julgamento dos processos mais antigos nos Juizados Especiais e Turmas Recursais, bem como o julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa distribuídos até 31/12/2012, além da priorização do julgamento das ações coletivas distribuídas até 31/12/2012 para o primeiro grau e até 31/12/2013 para o 2º grau.

Foram apresentadas ainda, as metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), que tem como foco principal acelerar e destravar processos e ações penais que estão em trâmite no Poder Judiciário. Outro tema em destaque foi a divulgação do Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-JUS), que consiste na análise da razão entre os recursos que foram consumidos pela prestação jurisdicional (número de processos em tramitação, número de magistrados e servidores) e os resultados obtidos. Quanto mais processos são baixados sem aumento dos insumos, maior a eficiência e, consequentemente, o índice do IPC-JUS.

Correção de problemas – De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do TJRR, Renato Albuquerque, o Grupo Gestor de Metas realiza o monitoramento do grau de cumprimento das metas com a realização de reuniões mensais que objetivam sanar as demandas e corrigir eventuais problemas que surgem nas unidades. “Esse é o primeiro encontro de 2015, mas faremos outros trimestralmente. Se for necessário, realizaremos mutirões para desafogar as unidades, auxiliando no arquivamento dos processos, entre outras medidas que a administração pode adotar para alcançarmos nossos objetivos”, afirmou.

Ainda conforme o magistrado, estão sendo criados canais de comunicação com os juízes e diretores de secretaria com o objetivo de facilitar o diálogo. “É um espaço para que todos possam tirar suas dúvidas e se sintam responsáveis pelo cumprimento das metas”, disse.

A corregedora do Tribunal de Justiça, desembargadora Tânia Vasconcelos Dias, falou da proposta de trabalho da Corregedoria-Geral de Justiça: “Queremos ir além do nosso papel de fiscalizar. Queremos estudar a unidade não só do ponto de vista do acervo processual, mas verificar como está sendo realizado o trabalho do ponto de vista da equipe, identificar os problemas, verificar se todos estão se identificando com o trabalho e se estão preparados, para que, a partir desses dados, possamos atuar para melhoria da prestação do serviço”.

Fonte: TJRR