Corregedoria volta a recolher armas em 23 fóruns

Compartilhe

Foram recolhidas 1.585 armas – 665 de fogo e 920 brancas – na segunda etapa de desarmamento a fóruns do interior, anunciou nesta sexta-feira, 1º, o corregedor-geral da Justiça e coordenador das operações, Antonio Guerreiro Júnior. Com a nova ação sobe para 3.565 o total de armas apreendidas este ano em 32 comarcas. A orientação do corregedor é para que o resgate se atenha ao armamento que não mais interessa a processos penais.

Os lotes seguiram para destruição nos batalhões e companhias da Polícia Militar em Rosário, Pindaré, Bacabal e Presidente Dutra. Foram necessárias seis viagens para livrar os fóruns do arsenal. O poder de armaria nos fóruns tem surpreendido o corregedor e os assessores militares da Corregedoria, em especial porque muitas estão em condições de uso.

Seis das 29 comarcas entregaram armas com antecedência, anotaram os militares em relatório. A 1ª e 2ª varas de Lago da Pedra, por exemplo, informaram o recolhimento de 211 apetrechos de fogo.

Buriticupu, Monção e Presidente Dutra (2ª Vara) são as recordistas em posse de armas de fogo nesta segunda fase de trabalho, com 82, 70 e 68 artefatos, respectivamente. Na 2ª Vara de Presidente Dutra havia 42 revólveres calibre 38, e em Buriticupu 48 espingardas.

São campeãs de armas brancas a 2ª Vara de Vitorino Freire (200 facas e facões) e o Juizado Especial de Santa Inês (145).

O menor quantitativo de armas coube a Olho D´Água das Cunhãs, onde foram removidos apenas quatro facas e facões.

Na ação anterior, em maio, Buriti (a 330 km de São Luís) aparecia como recordista em armamentos: 297 armas, 64 delas espingardas. A comarca era a líder em armas brancas, posição agora da 2ª Vara de Vitorino Freire.

Guerreiro Júnior, que autorizou o início da operação desarmamento de fóruns durante a segunda das três viagens que fez este ano para inspeção a comarcas, mostra-se otimista com os resultados. “Estamos atuando decisivamente na prevenção à invasão de fóruns, o que significa ambiente seguro para servidores, juízes e comunidade”, justifica.

Para segurança dos militares e de servidores do Judiciário, a CGJ não informa o roteiro das próximas viagens e quais os dias das ações. O corregedor antecipa, entretanto, que há 20 comarcas definidas para a próxima etapa. A Corregedoria vai levar a operação desarmamento a todas as comarcas e varas do estado.

Pela primeira vez o Judiciário estadual adota procedimento incisivo para coibir o roubo de armas em comarcas do interior. Desde o ano passado Guerreiro Júnior reitera apelos nesse sentido a juízes, com respaldo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Varas e fóruns sem armas (2ª etapa)
Santa Rita, São Mateus, Vitória do Mearim, Monção, Santa Inês (1ª, 2ª e 3ª varas e Juizado Especial), Santa Luzia (1ª e 2ª varas), Buriticupu, Pio XII, Olho D´Água das Cunhãs, Vitorino Freire (1ª e 2ª varas), Paulo Ramos, Igarapé Grande, Poção de Pedra, Dom Pedro, Tuntum, Presidente Dutra (1ª e 2ª varas) e São Domingos

Entregaram com antecedência
Pindaré, Lago da Pedra (1ª e 2ª varas), Esperantinópolis, Pedreiras, Santo Antonio dos Lopes e Governador Eugênio de Barros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Corregedoria Geral da Justiça do TJMA