Corregedoria da PB vai propor força tarefa para cumprimento da Meta 2

Compartilhe

A Corregedoria Geral da Justiça da Paraíba vai sugerir ao Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do  estado a realização de mutirões de julgamento com vistas a garantir o cumprimento da Meta 2 do Judiciário, de julgar ainda este ano todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005. O corregedor-geral, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, vai propor que sejam realizadas forças tarefas e esforços concentrados em algumas varas com o propósito de sentenciar, dentro do prazo estipulado, os cerca de 21 mil processos alvos da Meta 2 que estão em tramitação na Paraíba.

A iniciativa é fruto da campanha que está sendo promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país, com o objetivo de dar vazão aos processos que ingressaram na Justiça brasileira até 2005, mas ainda aguardam julgamento. Abraham Lincoln adiantou que algumas unidades judiciárias paraibanas, com um maior número de processos dentro do perfil da Meta 2, já receberam visitas dos corregedores, para identificar os possíveis gargalos na conclusão das ações de maior complexidade em seu desfecho. 

“É bom esclarecer que alguns dos processos da Meta 2 não dependem apenas do juiz para que se chegue ao seu término, como é o caso do inventário e falência. Não se pode culpar apenas o magistrado por um possível atraso no julgamento, mesmo o processo sendo de 2005. Devem ser analisadas as dificuldades que, por ventura, estejam acontecendo nos autos”, comentou Abraham Lincoln. O corregedor acrescentou que em alguns casos será praticamente impossível apenas um magistrado cumprir com a Meta 2. “Vamos sugerir ao Conselho da Magistratura que sejam realizadas forças tarefas em algumas varas e até mesmo mutirões, caso seja necessário”, completou. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJPB