Corregedor nacional destaca trabalho de cooperação ao encerrar inspeção no Tocantins

Você está visualizando atualmente Corregedor nacional destaca trabalho de cooperação ao encerrar inspeção no Tocantins
Corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, no encerramento da inspeção no TJTO - Foto: Hodirley Canguçu
Compartilhe

Ao encerrar a inspeção ordinária no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) nessa quarta-feira (7/2), o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, destacou o trabalho de cooperação desenvolvido em prol da melhoria dos serviços. “O que nós queremos é apoiar os acertos e fazer uma cooperação para superar as dificuldades”, ressaltou

O encerramento das atividades da Corregedoria Nacional de Justiça ocorreu durante a solenidade de abertura do 3.º Encontro de Juízes(as) Corregedores(as) Permanentes e Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (Encope), realizado no auditório do TJTO.

O ministro detalhou que, no Judiciário tocantinense, a equipe de inspeção visitou todos os gabinetes de desembargadores, que segundo ele “estão absolutamente em ordem”. Salomão destacou que também foram visitadas as unidades de 1.º grau e examinados todos os aspectos com o objetivo de aprimorar e fortalecer as atividades judiciais para uma melhor prestação de serviços aos cidadãos.

Diálogo

A presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, enalteceu a equipe da Corregedoria Nacional que atuou na inspeção. “A equipe é extremamente capacitada, dedicada, muito respeitosa e estabeleceu o que nós precisamos: diálogo”, disse. A presidente lembrou que a Corregedoria Nacional de Justiça não chegou ao TJTO como órgão punitivo, mas sim como orientativo. “Orientação é o aspecto que nós precisamos”, reforçou.

Para a corregedora-geral da Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, o trabalho fortalecerá ainda mais a Justiça tocantinense, “garantindo o cumprimento dos princípios legais e proporcionando um ambiente jurídico mais eficaz”, enfatizou.

Correição ordinária

O TJTO foi o primeiro tribunal estadual a receber as inspeções ordinárias da Corregedoria Nacional de Justiça, neste primeiro semestre de 2024. A inspeção, que começou na última segunda-feira (5/2), é um procedimento de rotina da Corregedoria Nacional de Justiça, sendo realizado anualmente, com a finalidade de verificar procedimentos para o aprimoramento da prestação jurisdicional e, por consequência, a oferta de melhor atendimento a cidadãos e cidadãs.

Além do TJTO, este ano devem passar por inspeção os tribunais de Santa Catarina (TJSC), do Paraná (TJPR), do Mato Grosso (TJMT), da Bahia (TJBA), do Ceará (TJCE), da Paraíba (TJPB) e do Espírito Santo (TJES), conforme cronograma estabelecido em portaria.

Agência CNJ de Notícias, com informações do TJTO

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária