Corregedor determina abertura de reclamação disciplinar contra desembargador do Paraná

Você está visualizando atualmente Corregedor determina abertura de reclamação disciplinar contra desembargador do Paraná
Min. Luis Felipe Salomão. Foto: Rômulo Serpa/Agência CNJ
Compartilhe

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, determinou a abertura de reclamação disciplinar contra o desembargador Mário Helton Jorge, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), para apurar a conduta do magistrado durante sessão de julgamento on-line da 2.ª Câmara Criminal, realizada na última quinta-feira (13/4).

O desembargador, ao externar incômodo em relação à Operação Lava Jato, ao Petrolão e ao Mensalão, afirmou: “porque é uma roubalheira generalizada. E isso no Paraná, que é um estado que tem um nível cultural superior ao Norte do país, ao Nordeste etc. É um país que não tem esse jogo político dos outros estados. Aqui no Paraná, é uma vergonha [sic]”.

Na decisão que determinou a abertura do processo, o corregedor nacional destacou que a manifestação feita pelo desembargador do Paraná foi proferida fora de qualquer contexto referente ao caso julgado e que o conteúdo pode ter conotação preconceituosa e xenofóbica. O ministro Salomão também determinou que sejam prestadas informações no prazo de 15 dias.

Texto: Juliene Andrade
Edição: Karina Berardo
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais