Convênio com cooperativas de catadores viabiliza reciclagem em tribunal

Você está visualizando atualmente Convênio com cooperativas de catadores viabiliza reciclagem em tribunal
Atualmente, os resíduos de papéis, plásticos e metais do TRT-11 já são destinados a duas cooperativas de catadores credenciadas. Foto: TRT-11
Compartilhe

Em linha com as regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos, válida desde 12 de janeiro, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) já atua com a participação de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis na coleta seletiva. A política define as responsabilidades dos geradores de resíduos sólidos e do poder público e também traz a previsão de que seja dada prioridade aos catadores na coleta seletiva, por meio de contratos, convênios ou outros instrumentos congêneres.

De acordo com a chefe da Seção de Gestão Socioambiental do TRT11, que tem jurisdição no Amazonas e em Roraima, Paula Sauer Diehl, o órgão realiza a separação de papéis, plásticos, metais, pilhas, baterias, resíduos de informática, de obras e de saúde. Todo o material coletado é pesado mensalmente e posteriormente é realizada a destinação ambientalmente correta.

Atualmente, os resíduos de papéis, plásticos e metais são destinados a duas cooperativas de catadores credenciadas, que são responsáveis por sua reciclagem. A Cooperativa Recicla Manaus realiza a coleta de resíduos sólidos na Sede Judiciária e Administrativa (Praça 14) e a Associação Aliança recolhe os resíduos do Fórum Trabalhista de Manaus e do anexo situado na Rua Belém, também na capital do Amazonas.

Mensalmente, essas cooperativas encaminham para a Seção de Gestão Socioambiental o “Certificado de Destinação Ambientalmente Correto” dos resíduos coletados no tribunal, tais como papel, plástico, papelão e metais. Essa documentação é utilizada para preenchimento dos relatórios enviados mensalmente ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho e, anualmente, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Pensando no futuro, o tribunal incluiu em seu Planejamento Estratégico de 2022 o projeto para viabilizar a assinatura de um convênio com as cooperativas de catadores de recicláveis para formalizar a realização da Coleta Seletiva, reafirmando o compromisso do trabalho que já vem sendo realizado e aumentando o engajamento de ambas as partes”, diz a presidente do TRT11, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, que prevê para breve a formalização do acordo.

Fonte: TRT11

Macrodesafio - Promoção da Sustentabilidade