Conciliação Itinerante chegará até Imperatriz e Balsas, no Maranhão

Compartilhe

O projeto da Conciliação Itinerante, que promove audiências conciliatórias para solução de conflitos junto às comunidades de bairros, deverá ser implantado nas comarcas de Imperatriz e Balsas neste ano. A proposta foi apresentada a autoridades locais pelo desembargador José Luiz Almeida e o juiz Alexandre Abreu, presidente e coordenador do Núcleo de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

 

A reunião com magistrados, promotores, defensores, advogados e autoridades teve como objetivo destacar a importância e o alcance social da conciliação itinerante, com vistas a formar parcerias para a realização de outras edições do projeto no Maranhão. “Pretendemos expandir o projeto a todo o estado. No entanto, precisamos do apoio de toda a sociedade para concretizarmos esse sonho”, afirmou o desembargador José Luiz Almeida. Para ele, o grande avanço é a formação de uma sociedade menos litigante e mais pacífica por meio do diálogo e do entendimento entre as partes.

Estratégia – Durante reunião em Imperatriz, os magistrados da comarca já confirmaram interesse em organizar o evento na cidade, e organizaram uma comissão para definir detalhes – como data, local, comunidade a ser beneficiada, serviços oferecidos – e estratégias de atuação.

A primeira edição do projeto foi realizada na Casa da Justiça, localizada no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em São Luís, no último mês, com  1.500 atendimentos junto à população de 58 comunidades da área Itaqui-Bacanga. A próxima deverá ocorrer neste semestre, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), e envolverá a população das comunidades próximas daquela área, principalmente as pessoas que possuem ações em andamento no Juizado Especial instalado na instituição.

Fonte: TJMA