Conbrascom 2008 começa nesta terça-feira em Florianópolis

Compartilhe
Terça, 11 de Novembro de 2008

A democratização da TV pública e as novas tecnologias da comunicação são os temas centrais do IV Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça  (Conbrascom 2008) , que começa  nesta terça-feira (11/11) em Florianópolis, no auditório da Justiça Federal  de Santa Catarina, na Rua Arcipreste Paiva, 107, Centro. O encontro é promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação & Justiça (FNCJ), movimento que começou há nove anos e reúne jornalistas que atuam na área de comunicação social do Judiciário, do Ministério Público e dos Tribunais de Contas de todo o país.

O congresso deste ano bate recorde de público e de concorrentes ao Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. São mais de 160 trabalhos de todo o país concorrendo às premiações nas diversas categorias e está sendo esperada a presença de mais de 200 profissionais de comunicação no evento.

Para o presidente do Fórum, jornalista Flávio Damiani, a grande participação neste ano se deve ao novo modelo de encontro que está sendo adotado, com a realização de oficinas práticas que serão desenvolvidas nos laboratórios da Universidade do Sul de Santa Catarina  (Unisul), ministradas por professores especialistas, e também no  TRT em Florianópolis, que disponibilizará de toda a estrutura para as oficinas de TV e de Cerimonial.

“Isso representa um retorno aos bancos escolares para uma espécie de reciclagem, um complemento do que ficou para trás, visto que muitas das disciplinas que existem hoje abordando temas como jornalismo on  line, radioweb, tratamento da imagem através da computação gráfica, por exemplo, são matérias recentes”, observa Flávio Damiani, concluindo que o “Jornalismo de Oficina é um salto de qualidade porque foge da teoria e na prática mostra o bê-á-bá das coisas”.

Outro aspecto destacado por Damiani é que o congresso deste ano reúne pela primeira vez os presidentes das associações de classe da Justiça brasileira num painel que faz uma avaliação da comunicação social nas instituições da Justiça. O objetivo é o de obter um retorno crítico da atividade das assessorias.

O Encontro Nacional da Rádio e TV Justiça, que neste ano está integrado ao Conbrascom, é a oportunidade de se tirar todas as dúvidas e saber o que as emissoras públicas do Poder Judiciário preparam para o próximo ano. Para mais informações, acesse o site do congresso: http://www.conbrascom.org.br/ .

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJSC