Os candidatos a comissário da Infância e da Juventude da Comarca de Oiapoque (AP) passaram por um curso de capacitação e habilitação, última etapa do processo seletivo. A solicitação para realização do treinamento partiu do juiz Diego Moura, titular da 2ª Vara da Comarca de Oiapoque. O curso foi realizado por servidores da Área de Políticas Públicas do Juizado da Infância e da Juventude, que tem como titular a juíza Stella Simonne Ramos.
Durante quatro dias, os participantes receberam informações e orientações repassadas pelos servidores Virgilio Vieira, coordenador do Comissariado da Infância e da Juventude de Macapá; José Casemiro, comissário efetivo do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), e José Itany, psicólogo da corte amapaense.
Como parte do conteúdo programático, além do conhecimento teórico com informações gerais sobre Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), os candidatos também participaram da atividade prática. Eles acompanharam fiscalizações em bares, boates, motéis e restaurantes, uma ação que contou ainda com a presença de técnicos do Comissariado da Infância e da Juventude de Oiapoque, do Conselho Tutelar, policiais militares e o juiz Diego Moura.
Ao fim do curso, o magistrado agradeceu a ajuda dos profissionais que se deslocaram de Macapá para realizar o treinamento e fez a entrega do certificado aos candidatos aprovados. “Desejo boa sorte na nova missão e responsabilidade no trabalho. Ressalto ainda que uma das prioridades da vara será estruturar o comissariado da forma mais eficiente e racional possível”, afirmou. Outras comarcas que tiverem interesse na realização do curso para comissários voluntários devem entrar em contato com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Estado do Amapá.
Fonte: TJAP