Começar de Novo: comarca de MS promove projeto de ressocialização de detentas

Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou recentemente o Projeto Começar de Novo, uma campanha institucional que visa a reinserção social de presos e egressos do sistema carcerário no mercado de trabalho. Antes mesmo que a campanha fosse lançada em âmbito nacional, uma iniciativa da comarca da Anastácio (MS) começou a mostrar que é possível ressocializar detentas, por meio de ideias simples, contudo, que produzem bons resultados.

Financiado pelo Conselho da Comunidade, o Projeto Tecendo Vidas começou em setembro de 2008 e nunca mais parou. Os resultados dos esforços podem ser conferidos em exposição dos trabalhos confeccionados pelas detentas que cumprem pena na comarca em eventos realizados nas cidades de Anastácio e Aquidauana.

No início de novembro, os artesanatos foram expostos no I Festival Pantaneiro, realizado no Parque de Exposições de Aquidauana, onde a população podia adquirir toalhas bordadas, jogos para banheiro e cozinha, tapetes, trilhos e centros de mesa, capa para almofadas, porta pratos, enfim, uma infinidade de peças decorativas em crochê. Para a juíza de Anastácio, Nária Cassiana Silva Barros, o trabalho representa um passo importante para ressocialização das reeducandas que, tecendo em barbantes e linhas, estão também reescrevendo um novo projeto para suas vidas e filhos.

A magistrada acredita que a participação da sociedade, ao adquirir os produtos fabricados pelas detentas, é fundamental para o sucesso do projeto, já que é com lucro das vendas que muitas sustentam suas famílias.

 

Fonte: TJMS