CNJ recebe representantes do povo Romani

Você está visualizando atualmente CNJ recebe representantes do povo Romani
Representantes do Povo Romani foram recebidos no CNJ. FOTO: Divulgação
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebeu, na quinta-feira (3/8), representantes do povo Romani/Sinte para tratar sobre a realidade e o pertencimento social da etnia. A situação das crianças do Povo Romani/Sinte também foi abordada no âmbito das ações desenvolvidas por meio do Pacto Nacional pela Primeira Infância.

Ícone criado pelo Coletivo Dosta e AMSK/Brasil, Urban Nomades, Leshjae Kumpanja e Observatório Mujeres Gitanas, em memória das vítimas do povo Rom/Sinte. A imagem traz a inscrição, em romanês, que significa: “Nós somos as filhas, netas e bisnetas que o holocausto não matou”. Imagem: Coletivo

No encontro com a juíza auxiliar da Presidência do CNJ Lívia Peres, os representantes rroma destacaram que o dia 2 de agosto é uma data que lembra as vítimas do holocausto “esquecido” – ,denominado “Porajmos” – “A Grande Devoração” ou Samudaripen – ‘A matança”, expressão em romanês para identificar o acontecimento – trata do genocídio Rom e Sinte que aconteceu nos campos de concentração nazistas. “Para transformar a história, é preciso conhecê-la e reconhecê-la, de forma a criar mecanismos efetivos que coíbam qualquer possibilidade de que ela se repita”, destacou Lívia Peres.

O acesso à justiça desses povos no Brasil está no escopo de medidas adotadas pelo CNJ, como o Manual de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes de Povos e Comunidades Tradicionais, que estabelece um protocolo para a escuta de meninos e meninas vítimas ou testemunhas de violência.

O tema também se insere no contexto do Pacto Nacional pela Primeira Infância, que reúne desde 2019 diversas instituições e entidades públicas e privadas com o objetivo de fortalecer a rede de proteção à infância no Brasil por meio de um conjunto de ações que também buscam concretizar os diretos previstos no Marco Legal da Primeira Infância.

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais