Acontece, de 30 de julho a 1.º de agosto de 2025, no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário, com o apoio dos órgãos do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário (Siaud-Jud).
Em sua quarta edição, o evento contará com a apresentação dos inscritos no Prêmio Auditoria Geração de Valor 2025. Já se encontra disponível, na página do CNJ, a lista com dezessete práticas e projetos candidatos ao prêmio, dos quais nove foram selecionados para apresentar seus trabalhos durante o evento. Os vencedores da premiação serão votados durante o fórum.
As iniciativas inscritas estão organizadas em três eixos temáticos: Inovação Tecnológica e Ferramentas Digitais; Geração de Valor para a Administração; e Eficiência e Desburocratização dos Processos.
Do primeiro eixo, serão apresentados o projeto “Agente de Auditoria: automação de relatórios e planos de ação com Inteligência Artificial”, desenvolvido de forma colaborativa pelos tribunais regionais eleitorais do Amapá, do Acre e de Goiás; a prática “BI Estratégico da Auditoria: dados que geram valor”, do Tribunal Regional do Trabalho da 13.ª Região (TRT-13); e o projeto “Detector Estatístico de Anomalias em Folhas de Pagamento de Pessoal”, do Tribunal Regional do Trabalho da 8.ª Região (TRT-8).
Já no eixo Geração de Valor para a Administração, os participantes terão detalhes sobre a prática “Avaliação e Consultoria Preventiva: responsabilidade fiscal em final de mandato”, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO); a prática “Consultoria em Gestão de Riscos”, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA); e a prática “Avaliação da Maturidade da Gestão de Riscos”, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).
E no eixo Eficiência e Desburocratização dos Processos, foram selecionados o projeto “Comunicação Efetiva: relatório de auditoria em uma página, com linguagem simples”, do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE); o projeto “Implantação de Sistema Informatizado de Auditoria Interna”, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR); e o projeto “Gestão Ágil das Atividades de Auditoria”, do Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região (TRT-15).
Programação
O Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário está previsto na Resolução CNJ n. 308/2020 e tem por objetivo debater temas relacionados à atividade de auditoria, além de difundir as melhores práticas adotadas pelos órgãos públicos. Os conhecimentos compartilhados tratam da avaliação dos processos de gerenciamento de riscos, de controles internos, de integridade e de governança.
Na programação de 2025 do Fórum, estão previstas, na manhã do primeiro dia, palestras sobre a importância e o impacto da auditoria e sobre os limites da atuação da auditoria interna e da Corregedoria na avaliação da gestão da área-fim dos tribunais. No turno da tarde, acontecerá a apresentação de práticas candidatas ao prêmio bem como de estudo de caso, além de uma mesa redonda.
No dia 31 de julho, o evento começa com uma palestra acerca do planejamento estratégico da auditoria interna. Na sequência, estão programadas apresentações de práticas, estudos de caso e a realização de uma mesa redonda.
O fórum será concluído na manhã de 1.º de agosto, com uma palestra sobre o uso de ferramentas de tecnologia na auditoria interna e com o encerramento da votação para o prêmio e a apresentação da estratégia do Siaud-Jud e dos resultados da Ação Coordenada de Auditoria de 2025 pela Secretaria de Auditoria do CNJ.
Texto: Mariana Mainenti
Edição: Sarah Barros
Revisão: Caroline Zanetti
Agência CNJ de Notícias