Cerimônia marca os 75 anos da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul

Você está visualizando atualmente Cerimônia marca os 75 anos da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul
Foto: Murilo Rodrigues/TRE-RS
Compartilhe

Na quinta-feira (5/11), foi realizada a cerimônia de celebração dos 75 anos do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). O evento – que também marcou os 10 anos da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) – foi feito de forma híbrida, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. O presidente do TRE-RS e diretor da EJERS, desembargador André Luiz Planella Villarinho, e o desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz estiveram presencialmente no plenário, enquanto que o vice-presidente e corregedor, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, o diretor-executivo da EJERS, desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, e o diretor-geral do TRE-RS, Josemar Riesgo, compareceram de forma virtual.

Antes do evento, o presidente o TRE-RS descerrou o painel contendo imagens que simbolizam o estado do Rio Grande do Sul. Villarinho enalteceu a importância da Justiça Eleitoral e garantiu que  o TRE-RS trabalha, constantemente, para o aperfeiçoamento de eleições legítimas, transparentes e seguras. Também elogiou o trabalho desenvolvido pela EJERS na busca da capacitação de servidores e magistrados eleitorais.

Em seguida, foi apresentado o depoimento do ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que salientou a importância da democracia para a evolução da sociedade e elogiou a iniciativa do TRE-RS em trazer à memória a consolidação da Justiça Eleitoral no Brasil. Na sequência, foi transmitido um vídeo produzido pelo Centro de Memória do TRE-SP, que, nas eleições de 1945, ensinava os eleitores a votar.

O desembargador Thompson Flores foi convidado para falar sobre os 75 anos da Justiça Eleitoral. Sendo assim fez um minucioso relato jurídico-histórico, desde a reconstitucionalização em 1945. Apresentou fatos marcantes para o Poder Judiciário na área eleitoral, comentando julgamentos considerados paradigmas para a Justiça Eleitoral. Em seguida, o desembargador recebeu uma placa in memoriam em homenagem ao seu avô, Carlos Thompson Flores, pela inestimável contribuição para a Justiça Eleitoral, uma vez que integrou a primeira composição da Justiça Eleitoral no estado.

Logo após, foi transmitido um vídeo do ministro do TSE e diretor da EJETSE, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, no qual parabenizou os 10 anos da EJERS. A coordenadora da EJERS, Débora Vicente, destacou a importância da Escola na capacitação de interessados pela área eleitoral  no ensino em prol da cidadania. Em depoimentos, o desembargador Luiz Felipe Difini, responsável pela fundação da EJERS quando presidente do TRE-RS, falou sobre a criação da Escola e o atual diretor-executivo da EJERS, desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, explanou sobre a atual situação da Escola. E o evento encerrou com as palavras do vice-presidente e corregedor do TRE-RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa que elogiou a realização do evento.

Fonte: TRE-RS