Juristas e catedráticos de renome nacional estão nesta semana em Florianópolis, onde participam do curso “Humanismo em Nove Lições”, promovido em parceria pela Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina e a Escola Nacional da Magistratura do Rio de Janeiro.
O diretor-executivo da AJ, desembargador Pedro Manoel Abreu, comandou a abertura dos trabalhos na última segunda-feira. O objetivo do curso, que se estenderá até a próxima sexta-feira (13/7), é identificar as principais tendências do pensamento social contemporâneo, concernentes ao mundo do Direito, assim como suas instituições e procedimentos, matéria sobre a qual se debruçam neste momento juízes e desembargadores de todo o Brasil.
Até o momento, pelas salas da AJ, já passaram o cientista social, professor e pesquisador da PUC-RJ, Luiz Werneck Vianna, que ministrou as duas primeiras lições do curso: “O welfare (e sua crise) e a afirmação do “Terceiro Poder” e “O modelo de Hércules: o juiz como engenheiro social”; e a advogada, professora de Direito da PUC-RJ e doutora em Direito pela New York University Márcia Nina Bernardes, que tratou da terceira lição do curso: “Procedimentalismo e Direito”.
Do TJSC