Canal Memojus – Memória da Justiça Brasileira destaca gestão documental da JT do Ceará

Você está visualizando atualmente Canal Memojus – Memória da Justiça Brasileira destaca gestão documental da JT do Ceará
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) é um dos destaques da semana do canal Memojus Brasil (Memória da Justiça Brasileira). Em vídeo feito pela servidora Cláudia Giovana, coordenadora da Seção de Memória do TRT7, são apresentadas as atividades realizadas pela Justiça do Trabalho do Ceará na área de memória, cultura e gestão documental.

A série “Conhecendo o Memojus” tem o objetivo de apresentar integrantes da rede formada por servidores historiadores, museólogos, arquivistas, biblioteconomistas, jornalistas e magistrados que atuam na gestão da memória e documental em todos os ramos do Poder Judiciário no país. No vídeo, Claudia Giovana faz uma breve apresentação sobre sua carreira, as iniciativas da área da memória da Justiça do Trabalho do Ceará, conta a história da casa-sede do TRT7 e fala sobre a vivência de compartilhamento, experiências e iniciativas na rede Memojus, da qual faz parte.

Conquistas

Uma das principais conquistas da rede Memojus foi a criação do Dia Nacional da Memória do Judiciário, 10 de maio, instituído pela Resolução nº 316/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após ser submetida ao Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), mediante proposta do juiz Carlos Alexandre Bottcher, do Tribunal de Justiça de São Paulo e membro do Memojus.

Com a recente aprovação de outra Resolução pelo CNJ, em 23 de junho, que define novas diretrizes para a gestão documental e da memória do Poder Judiciário em todos os tribunais do país, espera-se maior valorização da área. A nova Resolução substitui a Recomendação CNJ nº 37/2011, cujo foco principal era a gestão documental e não tinha caráter obrigatório pela sua natureza. Com a nova Resolução, que é vinculante, a gestão da memória do Poder Judiciário é disciplinada pela primeira vez, trazendo princípios, diretrizes e determinações a todos os órgãos do Poder Judiciário.

Canal

Para apresentar os integrantes e as ações dos participantes do Memojus, a rede criou a série de vídeos “Conhecendo o Memojus”. Na primeira temporada do projeto, foram apresentados 25 dos mais de 160 membros da rede. O vídeo de apresentação do TRT7 faz parte da segunda temporada da série. Acompanhe todos os vídeos no canal do grupo no YouTube.

Fonte: TRT7