Balcão Virtual já é usado em 100% das unidades da Justiça do Amapá

Você está visualizando atualmente Balcão Virtual já é usado em 100% das unidades da Justiça do Amapá
Arte: TJAP
Compartilhe

As 94 unidades que compõem o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), entre o 1º e 2º graus, já contam com atendimento via Balcão Virtual plenamente operante. Porta de entrada prioritária do gabinete de cada juízo, o Balcão Virtual funciona em sala de atendimento eletrônico na plataforma Google Meet, que permanece aberta durante todo o horário de atendimento forense, das 7h30 às 14h30.

A ferramenta garante acesso humanizado à população, utilizando a modalidade mais segura frente à pandemia da Covid-19, que é a do atendimento remoto, a distância. O serviço foi regulamentado pelo TJAP por meio do Ato Conjunto Nº 594/2021-GP/CGJ.

No Balcão Virtual do TJAP, cada unidade judiciária mantém uma única sala de atendimento virtual com endereço eletrônico permanente. Para garantir o atendimento, a secretaria de cada unidade judiciária designa pelo menos um servidor ou servidora para prestá-lo durante o horário de expediente.

Segundo o presidente do Tribunal, desembargador Rommel Araújo, a medida tem como objetivo desburocratizar e agilizar o atendimento remoto ao cidadão, que antes, restrito a canais como telefone e WhatsApp, tinha limitações quanto à identificação do interlocutor e envio de documentos (no caso do primeiro) ou interpretação de mensagens textuais e domínio da tecnologia (no caso do segundo).

De acordo com Araújo, “embora ambos os canais ainda sejam mantidos, até por sua inegável utilidade, o Balcão Virtual vem somar por sua simplicidade, versatilidade e humanização, uma vez que o cidadão e o servidor que o atende podem ver-se mutuamente, reconhecer-se, compreender melhor a entonação e a expressão facial um do outro e, por meio da empatia, compreender as necessidades, possibilidades e limitações do interlocutor no papel que ali desempenha – possibilidades dificultadas no distanciamento da pandemia”.

O magistrado ainda explicou que o uso de tecnologias no relacionamento com a sociedade será continuado mesmo com o recuo de casos da Covid-19. “A manutenção de ferramentas como o Balcão Virtual é importante mesmo com nossa retomada gradual do atendimento presencial.”

Fonte: TJAP