Balcão Virtual em Pernambuco se consolida pela qualidade do atendimento

Você está visualizando atualmente Balcão Virtual em Pernambuco se consolida pela qualidade do atendimento
Compartilhe

O Balcão Virtual, ferramenta que disponibiliza teleatendimento em tempo real entre as partes envolvidas em processos trabalhistas e o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), completa um ano de funcionamento em março e chega à marca de mais de 158 mil acessos. A plataforma atende à Resolução CNJ n. 372/2021 e oferece uma experiência similar àquela do balcão físico, com a pessoa conversando frente a frente com um profissional do Tribunal, como nos balcões das varas – a diferença é que isso é feito via internet.

A plataforma no TRT6 está disponível nas 70 Varas do Trabalho, nos gabinetes de desembargadores e desembargadoras, na Ouvidoria, nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) de 1º e 2º Graus, na secretaria do Pleno e das 1ª e 2ª Seções Especializadas, nas secretarias das Turmas e no Arquivo-Geral, sempre dentro do horário vigente de atendimento ao público. A ferramenta não substitui o sistema de peticionamento dos sistemas de processo eletrônico adotados pelo tribunal. Dessa forma, não pode ser usado para o protocolo de petições.

De acordo com a presidente do TRT6, desembargadora Maria Clara Saboya, o sucesso do primeiro ano mostra como a Justiça do Trabalho tem se modernizado. “Na 6ª Região, temos uma preocupação diária com a qualidade do serviço prestado para o usuário. E o Balcão Virtual é a prova de que estamos acompanhando as necessidades da sociedade, prezando sempre por um atendimento eficiente e acessível”, comentou. Ela lembra que a volta aos trabalhos presenciais no Regional não vai interferir na disponibilização do serviço. “A tecnologia vai ser mantida. Ela veio para somar e vai ser mais um meio que o jurisdicionado vai ter para acessar a Justiça do Trabalho.”

Para utilizar o Balcão Virtual no TRT6, a pessoa deve acessar o site do Regional, localizar a aba “Contato”, no canto superior direito da tela, e clicar em “Balcão Virtual“. Do lado direito, tem o ícone do Balcão Virtual e, ao clicar, será direcionado à sala virtual da unidade. Caso o ícone esteja na cor cinza, significa que está fora do horário de atendimento. Um tutorial em vídeo traz mais informações sobre o uso do Balcão Virtual do Tribunal.

Fonte: TRT6

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Macrodesafio - Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional