Balcão Virtual completa um ano de atendimento no Superior Tribunal de Justiça

Você está visualizando atualmente Balcão Virtual completa um ano de atendimento no Superior Tribunal de Justiça
Compartilhe

Com mais de 4.500 atendimentos realizados desde março de 2021, o Balcão Virtual do Superior Tribunal de Justiça (STJ) completou um ano no último sábado (19/3). Direcionado a advogados, partes e quaisquer outros cidadãos interessados nos processos judiciais em tramitação, o Balcão Virtual permite a interação da corte com o público, em tempo real, para a prestação de informações e esclarecimentos sobre os seus diversos serviços e sistemas.

O Balcão Virtual foi regulamentado pela Instrução Normativa STJ 7/2021, que segue o disposto na Resolução CNJ n. 372/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No primeiro mês de funcionamento, o serviço atendeu 48 usuários, quantidade que saltou para 430 em dezembro de 2021; em fevereiro deste ano, os atendimentos chegaram a 617.

Para o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, os números demonstram o acerto da iniciativa, que representa mais uma forma de acesso da população ao tribunal. “Com esse serviço, o STJ fica cada vez mais próximo do cidadão, onde quer que ele esteja, em qualquer lugar do Brasil, ou mesmo no exterior. A facilidade de acesso e a qualidade do atendimento, feito diretamente pelos nossos servidores, tornam o serviço essencial”, afirmou.

Humanização do digital

Atualmente, sete servidores atendem as cerca de 40 solicitações diárias – a maior parte, de advogados (83,48%). Quando o usuário se identifica e inicia a conexão, ele ingressa em uma sala de acolhimento, a partir da qual será redirecionado para uma das salas individuais. O consultor do STJ encarregado do atendimento pode recorrer a outras áreas da instituição para a resolução de demandas específicas.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 18h. Os assuntos mais demandados são informações processuais, Central do Processo Eletrônico, previsão de julgamentos, despesas processuais, protocolo judicial e trânsito em julgado.

O titular da Secretaria Judiciária, Augusto Gentil, ressaltou a importância dessa ferramenta, especialmente no contexto da pandemia da Covid-19. “O projeto veio ao encontro do nosso propósito de ampliar os canais de atendimento virtual, necessidade reforçada na pandemia. Foi preciso reaproximar o tribunal da sociedade, proporcionando o contato direito do servidor com o jurisdicionado, oferecendo uma experiência de humanização do digital”, afirmou.

Satisfação em alta

O serviço teve a aprovação de 97,42% dos usuários, entre os mais de mil que responderam à pesquisa de satisfação. As estatísticas de todos os canais de atendimento judicial, bem como as específicas do Balcão Virtual, são atualizadas em tempo real e podem ser acessadas a partir da página de Atendimento Judicial do STJ.

Para ser atendido, não é preciso agendar horário, pois o Balcão Virtual funciona de maneira similar ao atendimento presencial no Espaço do Advogado – por ordem de chegada e sem marcação prévia.

Fonte: STJ